Jedi Survivor: 5 fatos essenciais antes de Iniciar Neste Star Wars!
Star Wars Jedi: Survivor será finalmente lançado para PC, PS5 e Xbox Series! A fim de melhor preparar os jovens Padawans que vocês são, aqui estão 5 coisas importantes para saber antes de olhar para a mais recente adição ao universo intergaláctico.
|
Qual é a história de Jedi Fallen Order?
Jedi Survivor é a sequência de Fallen Order lançada em 2019. O primeiro episódio se passa durante o Expurgo Jedi, onde o Império continua a afirmar seu domínio em toda a galáxia. Cal Kestis, o herói, é um ex-padawan que sobreviveu à Ordem 66. No início da aventura, ele se esconde no planeta Bracca onde trabalha como sucateiro. De costas para a parede, Cal é forçado a usar a Força. Ele é, portanto, visto pelos inquisidores que vêm caçá-lo. Torna-se então necessário que o ex-Jedi fuja. É neste momento que ele é levado pela tripulação do Mantis, composta por Greez Dritus, o piloto, e Cere Junda, também um ex-cavaleiro. Cal Kestis é então recrutado para cumprir uma missão crucial: encontrar o Holocron, um artefato que contém uma lista de crianças sensíveis à Força, escondidas pelo Mestre Eno Cordova em um templo no planeta Bogano. Este grupo de futuros aprendizes iria reformar a Ordem Jedi e, assim, derrotar o Império Galáctico.
Toda a equipe viajará pela galáxia para encontrar uma maneira de obter esse objeto. Eles irão para Kashyyyk, para lutar ao lado dos Wookies, passando por Dathomir onde recrutarão uma irmã da noite (Merrin). Em sua aventura, eles serão ajudados por BD-1, um droide que pertencia a Eno Cordova. À medida que a história progride, Cal aprende a se reconectar com a Força para se tornar um Mestre por sua vez. No final do jogo, o herói destrói o Holocron, acreditando que usá-lo seria mais perigoso do que benéfico para as crianças envolvidas. Toda a gangue então volta ao espaço para lutar contra o Império e encontrar outra maneira de reformar a Ordem Jedi.
E quanto a Jedi Survivor?
Ainda estamos no Expurgo Jedi, 5 anos após os eventos da Ordem Caída. Cal Kestis tornou-se o inimigo número 1 do Império, que está ficando mais forte a cada dia. Ele é sempre acompanhado por Greez, Cere, Merrin e especialmente BD-1. Nosso cavaleiro até fez um novo amigo na pessoa de Bode Akuna. Toda a gangue continua a colocar obstáculos no caminho do regime totalitário, na esperança de derrubá-lo e construir um futuro melhor. Mas o Império continua a caçar a dissidência incansavelmente, a ponto de fazer nosso grupo rebelde duvidar. Você terá que realmente sobreviver em Jedi Survivor e encontrar uma base sólida para se esconder lá. O teste do jogo também está disponível, do lado da JV é um excelente 17/20 para Jedi Survivor.
O contexto histórico de ambos os jogos
O que é o Expurgo Jedi e a Ordem 66 que são discutidos nessas duas histórias? Em relação à Ordem 66, é um evento que ocorreu no final das Guerras Clônicas (que é retratado para nós durante a Prelogia), e é o que levou ao advento do Império. Especificamente, este é o processo iniciado pelo Supremo Chanceler Palpatine para erradicar a Ordem Jedi e, assim, devolver os Sith ao poder em toda a galáxia. Alguns cavaleiros tendo sobrevivido a esta tragédia (incluindo Cal Kestis), Palpatine, então Imperador, criou o Inquisitoris, uma ordem militar de guerreiros Sith chamados de Inquisidores. Cada um dos guerreiros é treinado pelo próprio Darth Vader e liderado pelo Grande Inquisidor. O Inquisitoris, tem à sua disposição "Purge Troopers", soldados treinados exclusivamente para lutar ao lado dos Inquisidores (nós os encontramos constantemente em Fallen Order e eles até fazem uma pequena aparição na série Obi-Wan Kenobi).
Todo esse belo mundinho está no coração do período que animou os primeiros anos do Império: o Expurgo Jedi, que visa exterminar os Jedis sobreviventes. Esta era tem sido o foco de muitos projetos de Star Wars (Rebels, O Poder da Força). Ou seja, o Império não só matou todos os Jedi restantes na galáxia, mas também erradicou o ideal que os cavaleiros representavam, de modo que nada restou da Ordem. Para fazer isso, o regime de Palpatine é reforçado pela propaganda, educação maciça baseada no terror e lavagem cerebral. E assim os Jedi se viram reduzidos à categoria de contos e mitos (como é o caso da Trilogia Original).
O Império tinha acabado de nascer...
Para situar adequadamente Jedi Survivor dentro do universo de Star Wars, é preciso entender que, em seu tempo, o Império ainda é jovem. A propaganda de Palpatine está em andamento e os Inquisidores estão em pleno andamento. No entanto, o Imperador ainda não tem controle completo sobre o Senado Galáctico, então ele não pode agir como quiser (o que entendemos através de algumas cenas políticas da série Andor). Naquela época, a Estrela da Morte ainda estava no estado de protótipo, mas o mais importante, o Império ainda mantém vestígios das Guerras Clônicas em toda a galáxia. Testemunhe os enormes destroços do Venator em Zeffo em Fallen Order. Stormtroopers gradualmente substituíram Clones para missões imperiais. Finalmente, os Droids de Batalha que serviram durante as Guerras Clônicas ainda estão presentes em todos os lugares, como pode ser visto em Jedi Survivor.
... Mas a Rebelião também!
Não é apenas o Império que está em sua infância. Naquela época, nem tudo ainda estava no lugar para a Aliança Rebelde. Se Saw Gerrera, figura de proa da resistência, já estava lutando em Fallen Order (mesmo bem antes, já que o personagem já estava presente na época da República Galáctica), este não é o caso de todos. Naquela época, Luke e Leia ainda eram filhos únicos, o mesmo para Andor ou Han Solo para citar apenas os mais conhecidos. A Millennium Falcon ainda é um navio de carga simples, e os poucos rebeldes no local ainda usam cabines que remontam às Guerras Clônicas, a icônica X-Wing ainda não foi criada. Finalmente, os poucos Jedi ainda vivos, como Obi-Wan e Ahsoka, continuam a se esconder. Ainda estamos longe da batalha de Yavin ou Hoth, em suma, você entende, tudo ainda precisa ser feito para a rebelião.