Review Meet Your Maker – Este Jogo é 80% Gerado por Usuários!?

Danilo Medeiros

 Meet Your Maker é o mais recente título da Behaviour Interactive, conhecida por Dead By Daylight, que popularizou o gênero de horror assimétrico e conquistou uma grande base de fãs apaixonados.


Meet Your Maker é um jogo focado principalmente na jogabilidade e explica brevemente a história. A essência da trama é que uma praga dizimou quase todo o planeta e agora você trabalha para uma quimera que pode ser a salvação da raça humana.


No entanto, a quimera ainda precisa evoluir através da injeção de material genético, que você precisará roubar de outros jogadores. Basicamente, você deseja se defender contra outros jogadores, enquanto eles também desejam se defender contra você.


A maneira de se defender é construindo sua própria base, que funciona como um percurso de obstáculos que leva ao seu material genético. O objetivo é impedir que os jogadores cheguem ao final do seu nível e escapem com sucesso.


Cada nível em Meet Your Maker é a base de outro jogador, tornando as fases do jogo completamente geradas pelos usuários. Isso normalmente poderia resultar em um desastre, mas a Behaviour se esforçou ao máximo para tornar impossível criar um nível invencível; mais detalhes serão abordados posteriormente.


Os jogadores podem projetar estruturas da maneira que desejarem, adicionando armadilhas e guardas no layout que considerarem adequado. Uma particularidade interessante é que os jogadores não precisam necessariamente completar seus próprios níveis para enviá-los, o que significa que tudo o que você criar pode ser publicado, desde que haja um caminho disponível até o seu material genético.


Meet Your Maker tem uma experiencia diferente de qualquer outro FPS devido à forma como a maioria dos níveis é projetada. Armadilhas serão habilmente escondidas acima ou atrás de você, na maioria das vezes em um ponto cego, e isso força o jogador a percorrer os níveis da forma mais paranoica possível.


Eu indico prestar bem atenção em paredes, tetos e texturas, pois estar atento faz toda a diferença entre vida e morte, especialmente porque o jogador morre com um único golpe.


Devido à natureza do conteúdo criado pelos usuários, Meet Your Maker não possui exatamente uma curva de dificuldade; é mais como uma montanha-russa de dificuldade. Alguns níveis vão te deixar preso por uma hora, enquanto outros você vai completar em menos de duas tentativas.


Os jogadores geralmente constroem suas bases de duas maneiras: a primeira é através de um nível linear que se torce e vira para surpreendê-lo; a segunda é o que é chamado de "Killbox". A Killbox é um nível geralmente composto por uma ou duas salas com uma quantidade insana de armadilhas, projetada para sobrecarregar o jogador.


O objetivo da sua base é acumular o maior número possível de mortes, o que impede que os jogadores construam níveis que sejam realmente divertidos de jogar, transformando a criatividade em intenção assassina. Isso acaba prejudicando o prazer dos níveis, no entanto.


Armadilhas e inimigos também podem ter modificadores ligados a eles, que podem ser usados para alterar seu funcionamento. O mais comum que você encontrará nos inimigos é a blindagem, que os defende de ataques corpo a corpo e requer um tiro na cabeça para realmente matá-los. Inimigos blindados são muito famosos nos designs de Killbox, porque a arma inicial dispara em uma trajetória arqueada, o que torna extremamente difícil atirar neles à distância.


Dito isso, o jogo possui uma indicação visual quando uma armadilha é ativada ou quando um inimigo está atirando em você, bem como um raio de explosão para bombas. Essas pequenas adições de qualidade de vida dão ao jogador alguma chance de luta contra uma enxurrada de armas e inimigos.


Quase todas as armadilhas são capazes de ser destruídas, então isso leva a alguns níveis onde você apenas passa um tempo quebrando armadilhas e progredindo lentamente através de uma sala insanamente difícil. Esse ritmo glacial que alguns níveis impõem ao jogador torna a jogabilidade realmente pouco atraente.

Tecnicamente, você pode vencer todos os níveis, mas essa tecnicidade na maioria das vezes vem às custas da diversão. Os jogadores pediram ao Behaviour para tornar a batida do seu próprio nível um requisito para publicá-lo, e eles disseram o seguinte:

Isso é semelhante, se não diretamente ligado ao debate do killbox. Nosso objetivo sempre foi dar aos jogadores o máximo de liberdade possível para criar seus postos avançados. Quanto maior a liberdade, maior a possibilidade das criações. Obviamente, isso pode trazer algum risco.

Chegámos a um ponto em que os postos avançados 'impossíveis' eram extremamente difíceis de criar e, por isso, sentimo-nos confiantes em permitir que os jogadores construíssem o que querem sem ter de os jogar.

Acredito que a arrogância do Behaviour sobre o assunto acabará por alcançá-los. Meet Your Maker tem alguns meses e os jogadores poderão eventualmente preparar alguns designs impossíveis. A partir de agora, no entanto, o que eles disseram é verdade: eu não encontrei um único nível que fosse imbatível; muita coisa parecia que eram, mas só precisava de algumas táticas tediosas para passar.


O jogador recebe dois slots de armas, que podem ser preenchidos com uma arma de alcance, uma arma corpo a corpo ou um escudo temporário. Existem armas desbloqueáveis, e todas elas podem ser evoluídas para extrair um pouco mais delas.

Meet Your Maker joga muito bem; Ele parece rápido e responsivo, e também tem um gancho de grappling, o que instantaneamente torna o jogo um 11/10. Mover-se através de níveis com o gancho de grappling é uma explosão, e geralmente será a ferramenta que fica entre sua vida e morte; dominá-lo é basicamente um requisito.

Há também gadgets que podem ser construídos para facilitar o progresso através de níveis, como granadas e um pod que permite ao jogador ressuscitar uma vez, o que ajuda nesses níveis de killbox. A construção desses gadgets requer materiais, no entanto, tente não gastar tudo tentando a mesma base repetidamente.


Depois de limpar alguns níveis, que o jogador pode classificar entre categorias, os postos avançados campeões são desbloqueados. Esses postos avançados campeões são algumas das bases mais difíceis, e completar três deles evolui sua quimera.

O jogo tem alguns pequenos problemas com a taxa de quadros e as pessoas são afetadas de forma diferente por ela; alguns experimentam travamentos, enquanto outros jogam o jogo principalmente bem. Eu definitivamente notei que alguns níveis eram mais propensos a quedas de quadros, provavelmente devido ao número de objetos que alguns fabricantes adicionam.

Meet Your Maker tem um loop de jogabilidade bastante divertido e não foi quebrado pelos jogadores até agora. No início, eu lutei com isso, mas comecei a me divertir muito quando o jogo realmente clicou e eu fiquei menos horrível com isso.

É um jogo em que entro quase diariamente para fazer algumas corridas e construir minha base aos poucos. Ele basicamente tem uma quantidade infinita de conteúdo, e é sempre interessante ver os tipos de níveis que você encontrará, se eles são feitos para impressioná-lo ou quebrar seu espírito.

O Meet Your Maker é uma visão bastante única do conteúdo gerado pelo usuário; Você terá que se abaixar ao seu nível para apreciá-lo, mas oferece uma experiência deliciosamente masoquista para aqueles dispostos a bater a cabeça contra um obstáculo até que ele quebre.

Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...