Flamengo vence Fluminense por 2 a 0 e avança na Copa do Brasil - Análise da Partida

Danilo Medeiros

 O Flamengo garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil ao derrotar o Fluminense por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã. O time rubro-negro foi mais eficiente nas chances que criou e contou com os gols de Arrascaeta e Gabigol para eliminar o rival tricolor.


O jogo foi equilibrado e intenso desde o início, com as duas equipes buscando pressionar a saída de bola do adversário. O Fluminense teve mais posse de bola e volume de jogo, mas encontrou dificuldades para furar a forte marcação organizada por Jorge Sampaoli. O Flamengo, por sua vez, apostou nas bolas paradas e nos contra-ataques para levar perigo ao gol de Fábio.


O primeiro gol saiu aos 43 minutos do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio afastada pela defesa tricolor. Gerson levantou novamente na área e Fabrício Bruno cabeceou para o meio. Arrascaeta apareceu livre e também testou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro.


No segundo tempo, o Fluminense se lançou ao ataque e tentou empatar de todas as formas. Fernando Diniz fez quatro substituições ofensivas, colocando John Kennedy, Isaac, Alan e Artur em campo. O time das Laranjeiras abusou das bolas aéreas e dos cruzamentos na área, mas não conseguiu superar a defesa rubro-negra, que contou com boas atuações de David Luiz, Rodrigo Caio e Diego Alves.


O Flamengo soube aproveitar os espaços deixados pelo rival e criou várias chances de ampliar o placar. Gerson ficou cara a cara com Fábio e chutou em cima do goleiro. Cebolinha acertou a trave no rebote. Gabigol também parou em Fábio na sequência. Fabrício Bruno teve um gol salvo em cima da linha por Luccas Claro.


Aos 45 minutos, finalmente saiu o segundo gol rubro-negro. Cebolinha arriscou um chute fraco da entrada da área e a bola sobrou para Gabigol, que mesmo machucado, empurrou para as redes e fechou o placar.


Com a vitória, o Flamengo se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil e espera o sorteio para conhecer seu próximo adversário. O Fluminense se despediu da competição e agora foca no Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Vasco no domingo.


Detalhes do jogo

O jogo foi válido pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2023. No primeiro confronto entre os times cariocas, também no Maracanã, houve um empate sem gols. Portanto, quem vencesse nesta quinta-feira avançaria na competição. Em caso de novo empate, a decisão seria nos pênaltis.


O Flamengo entrou em campo com força máxima, com exceção do lateral-direito Isla, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Matheuzinho foi o substituto na posição. O Fluminense também teve um desfalque importante: o meia Nenê, que testou positivo para Covid-19. Em seu lugar, Vinicius Lima foi escalado.


O jogo teve transmissão ao vivo no canal de TV a cabo SporTV e no serviço de pay-per-view Premiere. O árbitro da partida foi Raphael Claus (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Neuza Ines Back (SP). O VAR foi comandado por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).


Estatísticas do jogo

De acordo com os dados do site SofaScore1, o Fluminense teve mais posse de bola (63% contra 37% do Flamengo), mais passes (564 contra 333), mais passes certos (86% contra 78%), mais finalizações (14 contra 9) e mais escanteios (7 contra 5). Por outro lado, o Flamengo teve mais finalizações no alvo (6 contra 4), mais desarmes (17 contra 13), menos faltas cometidas (15 contra 18) e menos cartões amarelos recebidos (3 contra 2).


Os destaques individuais do jogo foram Arrascaeta e Gabigol pelo Flamengo, que marcaram os gols da vitória; Gerson pelo Flamengo, que deu uma assistência e criou três chances; Fabrício Bruno pelo Flamengo, que participou do primeiro gol e teve um gol anulado; Diego Alves pelo Flamengo, que fez quatro defesas importantes; Fábio pelo Fluminense, que evitou uma goleada com seis defesas; Cano pelo Fluminense, que foi o jogador que mais finalizou no jogo (5 vezes); Luccas Claro pelo Fluminense, que salvou um gol em cima da linha; e Martinelli pelo Fluminense, que foi o jogador que mais acertou passes no jogo (71).


Repercussão do jogo

A vitória do Flamengo sobre o Fluminense repercutiu nas redes sociais e na imprensa esportiva. Os torcedores rubro-negros comemoraram a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil e elogiaram a atuação do time. Os torcedores tricolores lamentaram a eliminação e criticaram a falta de efetividade do ataque.


Os jornalistas esportivos também analisaram o jogo e destacaram os pontos positivos e negativos das duas equipes. Alguns comentários foram:


“Flamengo venceu sem brilhar muito porque não precisava brilhar muito: tinha um adversário frágil pela frente.” - Mauro Cezar Pereira2

“Flamengo é muito superior ao Fluminense individualmente. Mas hoje foi superior coletivamente também.” - André Rizek3

“Flamengo fez um jogo seguro defensivamente e letal nos contra-ataques. Sampaoli mostrou que sabe armar um time equilibrado.” - Renato Maurício Prado4

“Fluminense jogou bem até certo ponto, mas faltou qualidade na hora de definir as jogadas. Diniz mexeu mal no time e deixou Cano isolado.” - PVC

“Fluminense teve mais posse de bola porque não sabia o que fazer com ela. Flamengo teve menos posse porque sabia exatamente o que fazer.” - Téo Benjamin

Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...