DIABLO IV - Patch 1.1: O Impacto Devastador na Classe Feiticeiro

Danilo Medeiros

 Se você ainda não jogou com o Feiticeiro em Diablo IV, é melhor ignorá-lo por enquanto. O Feiticeiro estava desesperadamente precisando de melhorias, mas em vez de recebê-las, ele foi enfraquecido como nunca antes. Atualmente, o Feiticeiro é simplesmente uma classe quebrada que precisa ser retrabalhada ainda mais. Eu joguei como Feiticeiro como meu primeiro personagem em Diablo IV, e ele também foi o meu primeiro personagem a atingir o nível 100. Eu fiz tudo por conta própria e subi de nível usando o caminho mais legítimo possível, gastando inúmeras horas testando diferentes combinações para otimizar minha build de Chibata Arcana. Valeu a pena? Com certeza! Eu me diverti durante o processo, mas também percebi algumas falhas na classe em si. Vale ressaltar que tudo isso foi antes do patch 1.1.



Sem dúvida, o mais recente patch do Diablo IV prejudicou bastante a minha classe favorita, afetando meu aproveitamento geral do jogo. Este artigo irá mostrar o quão problemático o Feiticeiro era antes do patch 1.1 e como essa atualização simplesmente tornou este personagem inviável em comparação com as outras quatro classes. É um momento triste para os jogadores que amam o Feiticeiro, mas este patch basicamente o tornou inexistente, especialmente porque muitas das mudanças mecânicas generalizadas prejudicaram a classe em si.


Da Beta para o Jogo Completo

O Feiticeiro me conquistou na beta porque eu gostei de muitos dos seus feitiços. A Feiticeira de Diablo II é, na verdade, a minha segunda classe favorita, logo atrás do Paladino. Era óbvio que, em Diablo IV, eu queria jogar com o Feiticeiro quando o jogo completo fosse finalmente lançado. A Chibata Arcana me cativou na beta porque me lembrou muito do Ataque de Vassoura do Paladino de Diablo III, que era a minha build favorita naquele jogo. Eu também gosto muito de personagens que combinam ataques corpo a corpo com ataques à distância, então esta build se encaixou perfeitamente no meu estilo de jogo.


Na beta, o Feiticeiro era considerado a melhor classe. Estávamos todos errados.


O processo de subir do nível 1 ao 50 foi tranquilo e tornou a experiência de jogar com o Feiticeiro muito divertida. Também dediquei algum tempo jogando com um Bárbaro, e posso dizer que a jornada de subir do nível 1 ao 50 com o Feiticeiro foi significativamente melhor do que com o Bárbaro. Eu me senti poderoso e foi uma boa experiência de aprendizado para entender como construir minha build híbrida de Chibata Arcana e Raios Encadeados.


Infelizmente, a ilusão de poder que a jornada de subir do nível 1 ao 50 dá faz com que você acredite que seu personagem será poderoso nas etapas posteriores do final do jogo de Diablo IV. A jornada de subir do nível 50 ao 100 é onde você verá as falhas do Feiticeiro. Você perceberá que é obrigado a ter uma determinada configuração ou o jogo vai parecer uma tarefa árdua. Não me entenda mal, ainda era possível jogar com o Feiticeiro. Você ainda pode jogar a maior parte do conteúdo final do jogo sem problemas. Mas você dependerá muito do uso das mecânicas de controle de multidões do jogo.


A Experiência do Feiticeiro no Final do Jogo

Se você não está familiarizado com a configuração típica do Feiticeiro no final do jogo, é bastante simples de explicar. Todo Feiticeiro no final do jogo sempre utiliza essas quatro habilidades: Escudo de Chamas, Armadura de Gelo, Nova Gélida e Teleporte. As outras duas habilidades são de livre escolha. Precisamos usar essas habilidades tanto para capacidades ofensivas quanto defensivas.


Tanto o Escudo de Chamas quanto a Armadura de Gelo são ótimos para manter nossa sobrevivência durante lutas intensas, e se você estiver usando o glifo Tactician, você receberá dano adicional ao usar habilidades defensivas. A Nova Gélida é importante para controle de multidões e nos permite causar um grande dano, pois ela fornece Invulnerabilidade. O Teleporte nos dá mobilidade e pode nos proporcionar 30% a mais de redução de dano. Além disso, é importante para uma determinada peça de armadura que é altamente desejada pela maioria dos jogadores de Feiticeiro.


Mantenha a Armadura de Gelo ativa para situações complicadas...


Também somos obrigados a escolher o Firebolt para nossos Espaços de Encantamento por causa de Devouring Blaze em nossa árvore de habilidades. Existem também nós em nossas placas de Paragon que aumentam o dano contra alvos em chamas ou nos dão redução de dano. Isso significa que só temos um espaço livre de escolha para nossos Encantamentos.


Nossa maior fonte de dano é quando aplicamos qualquer tipo de controle de multidões em grupos grandes de inimigos. Há um item único chamado Vestes do Infinito, que é uma peça de equipamento fantástica por causa de seu efeito. Ele permite que você Teleporte no topo dos inimigos e permite que você agrupe uma quantidade decente de monstros perto de você. Mais importante ainda, ele os atordoa, o que significa que você pode causar dano extra por causa do Aspecto de Controle.


O Efeito do Patch 1.1

Antes do patch 1.1, esse aspecto permitia que os jogadores acumulassem dano em cima dos inimigos atordoados. Era comum lançar a Nova Gélida após usar o Teleporte. Isso certamente foi útil, pois nos ajudava a limpar grandes grupos de inimigos de elite ameaçadores com facilidade. Infelizmente, o patch 1.1 removeu a mecânica de acumular vários tipos de dano para o Aspecto de Controle, e eu percebi como minha velocidade de limpeza diminuiu consideravelmente ao enfrentar as Masmorras Pesadelo.


Enfrentar as Masmorras Pesadelo no "novo e melhorado" Feiticeiro é insatisfatório. Embora as recompensas adicionais sejam legais.


Além disso, eu definitivamente não me sinto tão confiante ao enfrentar grandes grupos de monstros de elite. Meu dano geral é muito mais fraco por causa das últimas mudanças. Para explicar ainda mais o quão ruim ficou meu dano, eu tive dificuldade em lutar contra o Açougueiro que estava três níveis abaixo de mim! Isso nunca teria acontecido se o patch 1.1 não existisse. Além disso, quando você não pode lançar a Nova Gélida ou usar o Teleporte em cima dos inimigos, você é obrigado a se afastar da luta até recuperar essas habilidades.


Isso faz com que as lutas fiquem desajeitadas, e isso é mais frequente no patch atual. Recentemente, os desenvolvedores anunciaram em seu Campfire Chat que eles vão aumentar a densidade das Masmorras Pesadelo. Isso me preocupa como jogador de Feiticeiro, porque acredito que as corridas vão se tornar mais lentas se o Feiticeiro não recuperar seu dano como antes do patch. As chances de morte certamente serão maiores também.


As vezes eu me divirto jogando em (Masmorra Pesadelo) Covas Cegas com essa build.


Além disso, os Feiticeiros são frágeis. Sim, existe o Espaço de Encantamento Escudo de Chamas, que ajuda muito com a sobrevivência, especialmente para aqueles que jogam no modo Hardcore. Mas é tão frustrante quando, de vez em quando, você é derrotado por um único tiro de um Esqueleto Arqueiro ou leva uma quantidade massiva de dano em milissegundos antes que seu Aspecto de Desobediência possa ser aplicado. Essas situações já eram relevantes antes do patch 1.1, e a sobrevivência do Feiticeiro é simplesmente muito mais fraca do que nunca.


Eu tentei tantas combinações diferentes para manter minha build de Chibata Arcana o mais resistente possível, mas simplesmente não é possível. De vez em quando, você receberá uma quantidade enorme de dano e não há nada que você possa fazer a respeito.


Algumas Sugestões de Balanceamento & Conclusão

De acordo com os desenvolvedores, eles prometem um novo patch de balanceamento a ser anunciado na próxima semana. Isso me deu algumas ideias de sugestões de balanceamento para melhorar a experiência de jogo com o Feiticeiro. A primeira e mais importante coisa é que tudo precisa ser revertido. O Feiticeiro ainda era fraco naquela época, mas era objetivamente mais forte do que é agora. Sem dúvida, Potent Warding precisa de um retrabalho, pois as resistências estão atualmente quebradas. Gostaria que esta habilidade passiva me desse armadura adicional, pelo menos 75% a mais de armadura em seu primeiro nível.


Precisamos de mais maneiras de ativar o Dano Invulnerável. A Nova Gélida é, de longe, a maneira mais consistente de ativar esse tipo de dano, se você não estiver usando uma build com Fragmentos de Gelo. As Lâminas de Gelo são quase uma opção, mas simplesmente não são boas o suficiente em comparação com a Nova Gélida. Ou adicionamos o mecanismo de Dano Invulnerável às habilidades menos usadas ou retrabalhamos nosso glifo Exploit para que seja semelhante ao do Bárbaro.


Eu não acho que quero chegar ao nível 100 novamente com um Feiticeiro nesse patch.


Como jogador de Chibata Arcana, fico muito irritado quando sou controlado por certas coisas durante uma luta intensa. Acredito que o Correntes Instáveis ​​precisa ter a habilidade Inabalável. Não é divertido quando você está lidando com grandes hordas de monstros e um deles é um grupo de elite com o afixo Terrirfying. Eles lançam uma maldição de terror aleatória no chão onde você está, e você é obrigado a usar o Escudo de Chamas para se defender. O Inabalável nas Correntes Instáveis certamente tornará as builds de Chibata Arcana muito mais agradáveis de jogar. E, para minha última sugestão, é dar-nos mais um Espaço de Encantamento. Não me importo em ser obrigado a usar a configuração Firebolt e Devouring Blaze porque é muito boa, mas ter mais um Espaço de Encantamento definitivamente ajudaria os jogadores a serem mais criativos com suas builds dentro da árvore de habilidades do Feiticeiro.


Em suma, o Feiticeiro era simplesmente fraco antes do patch 1.1, mas ainda era divertido de jogar. Hoje em dia, parece ser uma tarefa árdua jogar com o Feiticeiro quando as outras classes são simplesmente muito melhores e não se sentem tão limitadas. Sinceramente, eu não recomendaria a ninguém criar um Feiticeiro se você nunca fez isso antes, a menos que eles finalmente resolvam o problema de balanceamento por trás desta amada classe. Espero ver o Feiticeiro finalmente alcançar todo o seu potencial no futuro. Seria ótimo se pudéssemos ser mais fortes do que o Feiticeiro antes do patch 1.1.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
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