Análises de Starfield: Menos Grandioso do que o Esperado

Após cinco anos de expectativa, Starfield finalmente está aqui. Embora o jogo não estará disponível para o público em geral até 6 de setembro, imprens
Danilo Medeiros


Após cinco anos de expectativa, Starfield finalmente está aqui. Embora o jogo não estará disponível para o público em geral até 6 de setembro, imprensa e criadores de conteúdo foram autorizados a publicar seus veredictos finais sobre a mais nova produção da Bethesda Softworks. O jogo tem importância monumental, tanto para a editora quanto para a Microsoft, que conta com ele como seu maior exclusivo há muito tempo. Após semanas de teasers levando ao lançamento, Starfield realmente vive de acordo com a expectativa como o consenso GOTY (Game of the Year) de 2023 que iria agradar a todos? Bem, não exatamente, já que ao olhar o Metacritic, podemos ver que a nota média de toda imprensa não é tão cósmica assim.


Com 88% para a versão de PC e 86% para a edição de Xbox Series X, esperávamos que o Metascore ultrapassasse no mínimo 92%. Por que tal diferença entre expectativas e realidade? Simplesmente porque algumas mídias não ficaram seduzidas com a proposta da Bethesda, que apenas reciclou o que vem fazendo há muito tempo com Fallout e Skyrim. E é verdade que Starfield se assemelha mais a um desses títulos com uma roupagem space opera do que um verdadeiro mundo aberto totalmente novo.


Para alguns jornalistas, encontramos as mesmas falhas que as produções da Bethesda, começando por uma encenação que falta punch e inventividade. A história está longe de ser tão empolgante quanto o esperado, os combates carecem de nervosismo, a inteligência artificial é bastante deficiente e, acima de tudo, os NPCs continuam inertes e com olhares lívidos. Mas felizmente, Starfield possui outras qualidades que permitem classificá-lo entre os grandes jogos do ano. Começando com seu universo hipnotizante, suas centenas de planetas para explorar, sua grande riqueza em mecânicas RPG (apesar de um inventário um pouco caótico para gerenciar) e, acima de tudo, uma duração de vida colossal.


Enquanto aguardamos nosso próprio teste, aqui está uma seleção de algumas avaliações de alguns sites:


Gameblog: 10/10 

"Starfield é, em uma palavra, tudo o que precisava ser e muito mais do que poderíamos ter esperado."


Gamekult: 8/10

"Sem surpresas, Starfield é indiscutivelmente um jogo da Bethesda. De suas animações faciais duvidosas às suas IAs pouco brilhantes ou gestão de inventário complicada, reconhecemos a marca do estúdio."



Jeuxvideo: 17/20

"Titânico, massivo... faltam adjetivos para descrever a imensidão de Starfield. Brilhante como um sol, o soft da Bethesda é bem o Skyrim no espaço desejado pelos amantes de ficção científica."


ActuGaming: 8.5/10 

"Com Starfield, Bethesda agora pode contar com uma nova licença forte ao lado de Fallout e The Elder Scrolls. O estúdio não perdeu a mão e nos entrega um RPG de um novo estilo, mas que ainda mantém essa pegada única que apreciamos."


Numerama: 8/10

"Starfield é um jogo de vídeo imperfeito, ou melhorável em certos pontos que podem parecer cruciais (combate e ergonomia geral primeiro). Mas permanece que esta proposta da Bethesda provoca uma grande tontura para os ávidos pela exploração espacial."



 as opiniões sobre Starfield estão divididas. Alguns veem o jogo como revolucionário e digno de nota máxima, enquanto outros o consideram apenas mais um RPG da Bethesda com as mesmas falhas de sempre. A maioria concorda que o jogo tem muito conteúdo para oferecer, com seu enorme universo para explorar, mas critica a falta de profundidade em vários aspectos. De qualquer forma, fica claro que Starfield não alcançou o status de obra-prima incontestável que muitos esperavam.


Resta ver como o público em geral receberá Starfield quando ele for lançado. Os fãs incondicionais da Bethesda provavelmente o adorarão, mas talvez não conquiste novos jogadores como se esperava inicialmente. De qualquer forma, ainda há muito a se explorar nesse vasto universo sci-fi.

Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...