The Game Awards 2023: Algo de Errado não está Certo

como que o Super Mario pode ter sido indicado à melhor multiplayer, se aquele jogo nem online tem?
Danilo Medeiros



Cara, a situação do The Game Awards tá ficando bem suspeita. Pra quem não ta por dentro, é o evento que ocorre todo ano pra premiar os melhores jogos, os "Oscars" da indústria Gamer, como a galera fala. Só que nos últimos tempos tá rolando muitas falcatruas por trás das indicações, sabe. 


Premiação | Baldur's Gate 3



Tá cada vez mais na cara que uma galera militante lá dentro tá querendo enfiar goela abaixo dos outros a agenda ideológica dela, em vez de deixar o mérito dos games falarem por si só. E pra provar isso, basta ver como trataram o Hogwarts Legacy. 


Mano, esse jogo foi incrível demais! Pra quem é fã do Harry Potter como eu, era o sonho de consumo de finalmente ter um RPG massa se passando naquele universo foda. Mesmo com a treta da JK Rowling, que a galera quer cancelar só porque ela não tá afim de abrir mão de certas pautas, o jogo se saiu muito bem comercialmente. 


Mostra que o público só quer curtir o entretenimento por si só, sem se importar com as paradas pessoais de quem criou. Mas os caras lá do The Game Awards simplesmente trataram de dar um gelo no Hogwarts Legacy, não indicando pra nenhuma categoria. Isso sem falar nos vários outros jogaços injustiçados também, como o Atomic Heart.


Pois é, meus consagrados, o júri desse evento tá infestado de uma galera que só enxerga o mundo pelo viés ideológico militante deles. Devem ser uns caras nada heteros que odeiam a Rowling e querem cancelar qualquer obra dela. Por isso trataram de barrar o Hogwarts Legacy. 


E o pior é que isso prejudica todo mundo, até com os devs que nada tem a ver com a treta e só queriam fazer um game massa. Sem contar a falta de credibilidade que deixa pro prêmio - fica claro que tá rolando interferência externa nos resultados, em vez de avaliarem só o próprio mérito dos jogos.


Então, além dessa treta do júri lacrador e dos jogos injustiçados, tem outro lance complicado também que a galera não tá nem aí - o negócio de algumas categorias serem bem esquisitas, hein? 


Pô, os caras colocam uns prêmios que não fazem o menor sentido, só pra poder dar troféu pros mesmos estúdios grandões de sempre. Tipo ano passado, como que o Super Mario pode ter sido indicado à melhor multiplayer, se aquele jogo nem online tem? Só porque é da Nintendo, tu entende?


Isso acaba diminuindo o prestígio de games épicos que mereciam mais reconhecimento. Lembra do Elden Ring, que poderia ter varrido tudo mas acabou ficando só com o principal? Isso sem falar nos indies inovadores que nunca são lembrados. 


Tem também aquele lance da falta de transparência nos critérios de seleção. Ninguém sabe o peso real de cada categoria no júri, se usam notas ou outros métodos. E os caras do júri, além de serem em pequeno número, são maioria esmagadora de veículos norte-americanos. 


Parece até que querem apagar a diversidade de games produzidos no mundo todo, né? Onde que tá a representatividade das outras regiões, como a América Latina ou a Ásia, que também tem projetos e lançamentos de cair o queixo? 


Enfim, a minha conclusão é que o The Game Awards devia parar de ser essa joça elitista e colonial e começar a valorizar de verdade a pluralidade da indústria. A gente quer ter fé naquilo, mas cada vez fica mais difícil apoiar um evento assim politicamente enviesado e desonesto. 


Tomara que possam acordar pra essas críticas e fazer as mudanças urgentes que a comunidade pede. Senão vai acabar se enterrando de vez com essa falcatrua, hein? A galera merece prestígio fundamentado no mérito dos jogos, e só.


Pra mim tá mais do que na cara: ou esses caras diversificam o júri pra ter representatividade de várias tribos, ou o The Game Awards vai continuar sem credibilidade nenhuma. Precisam tirar a panelinha lacradora de lá e colocar gente mais isenta pra julgar só o que rola na tela, e não ficar se importando com as birrinhas pessoais de quem criou cada jogo.


Só espero que ano que vem isso mude, porque aqueles prêmios tão ficando uma piada. E a galera merece uma premiação que celebre de verdade a diversidade e a qualidade da indústria, sem viés. Tomara que esses caras entendam logo que o negócio é curtir o entertainment de boa e deixar as paradas ideológicas pra outro dia, senão vão piorar a fama cada vez mais. E a gente aqui só quer se divertir, irmão!


Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...