Análise Arms Trade Tycoon: Tanks | Um Tycoon Diferente dos Demais, Original (PC)
Publicado por
Danilo Medeiros
ANÁLISE DO JOGO ARMS TRADE TYCOON: TANKS | RIDING HIGH IN ARMOR (PC)
Arms Trade Tycoon: Tanks é um jogo de simulação onde fabricas tanques e os vendes ao esforço de guerra britânico. Durante a Grande Guerra, vais conhecer o início do design moderno dos tanques e ver o seu impacto no campo de batalha. Desde pequenas encomendas de protótipos a frotas de veículos blindados prontos a vencer a batalha a todo o custo!
Arms Trade Tycoon: Tanks é um ótimo exemplo de um conceito simples a que foi dada nova vida e sabor. Misturando o objetivo de gerir uma empresa de tanques com a potência de uma guerra mundial, é lançado numa corrida ao armamento para a vitória. Lutando não só contra outras nações, mas também contra outras empresas aliadas e os seus projectos, terás de produzir os melhores e mais finos veículos blindados. Caso contrário, serás forçado a lutar contra os teus concorrentes que continuam a avançar mais do que tu! No calor da primeira guerra mundial, conseguirás levar a Grã-Bretanha à vitória ou a aliança cairá nas mãos da Alemanha?
Com uma campanha que decorre durante os acontecimentos directos que antecederam e rodearam a grande guerra, Arms Trade Tycoon: Tanks mistura história com diversão. Aprende sobre o desenvolvimento de armas, armaduras e maquinaria para veres os veículos blindados dominarem o campo de batalha. No geral, como um competente simulador de fabrico e jogo de tanques, este jogo irá certamente agradar a todos os fãs de tanques e veículos blindados. Infelizmente, neste momento, só existe uma fação principal, os britânicos, embora possam surgir mais facções mais tarde. Apesar disso, com uma narrativa poderosa e liberdade para desenvolver os teus tanques, terás o poder de influenciar verdadeiramente a guerra!
Arms Trade Tycoon: Tanks está disponível no Steam por 29,99 dólares
HISTÓRIA - UMA NARRATIVA DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Um dos aspectos essenciais da Primeira Guerra Mundial que a tornou tão mortífera foi a invenção de novos veículos e armamento. Estas novas formas de guerra abriram um capítulo sangrento da história que é muitas vezes glorificado através de jogos de vídeo e filmes. O que é muito menos notado são as corridas de desenvolvimento e a produção levada a cabo pelas empresas durante estas guerras. Muitos vieram desses lugares e construíram uma fortuna com as invenções para preservar e tirar vidas em tempo de guerra. Como tal, Arms Trade Tycoon: Tanks insere-se nesta história de corridas ao armamento e lutas empresariais. Por isso, serás forçado a gerir os recursos durante a guerra, tirando o máximo partido da mão de obra especializada e da produção limitada.
Partindo de uma pequena loja que mal entende de veículos blindados, tens a tarefa de desenvolver uma fábrica em expansão. À medida que o tempo passa e os contratos da coroa se acumulam, acabarás por te tornar numa potência industrial em expansão. No entanto, durante todo este tempo, tenta lembrar-te que, apesar de ser um jogo de recursos e desenvolvimento, é também um jogo obscurecido pela indústria da guerra. Mostra que, quando fazes parte destas indústrias, tens de tomar decisões difíceis para garantir que todas as faculdades são satisfeitas e que as encomendas são cumpridas.
JOGABILIDADE - O COMBOIO FRIO DA PROGRESSÃO
Dado que estás a gerir uma unidade de produção de veículos blindados, terás de fazer muitos cálculos financeiros e orçamentos. O principal aspeto do jogo é criar um fluxo regular de recursos, investigação, desenvolvimento e produção para entregar as coisas a tempo. Para tal, o jogo oferece uma árvore de investigação robusta que permite desenvolver peças obscuras e personalizadas a partir de designs novos e antigos. Desta forma, podes personalizar verdadeiramente o teu tanque com modificações especiais para poupares dinheiro e material. Para além disso, terá de gerir os seus trabalhadores, bem como as melhorias do seu edifício, para garantir a produtividade.
Na maior parte das vezes, estará numa posição em que a atualização mínima de uma conceção de reservatório aceite garantirá uma aprovação constante no futuro. No entanto, em determinadas condições referidas nos artigos de jornal, poderá ser necessário privilegiar um modelo de reservatório em detrimento de outro. Para esse efeito, a ideia principal é ter vários modelos de reservatórios, para que a sua empresa possa ter um portefólio. E se quiseres testar estes tanques, o campo de provas e a zona de testes permitem-te jogar com os tanques que desenvolveste! Tudo isto cria um pequeno simulador divertido que mistura matemática com entretenimento de engenharia.
GRÁFICOS E DESIGN - NATURAIS E HISTÓRICOS
Os gráficos do Arms Trade Tycoon: Tanks é mais apelativo para a natureza realista/histórica do jogo do que para qualquer outra coisa. De resto, tem desenhos simples que se comparam a jogos como World of Tanks ou Warthunder. Os detalhes das fotografias da fábrica e dos trabalhadores parecem ser muito antigos e estão bem concebidos do ponto de vista do cenário. E o trabalho artístico incorporado nos recortes de jornais, menus e eventos tem um lugar claro e definido na história. São subtis, mas a sua ambiência ajuda a mergulhar na sensação de imersão da história e ajuda a avançar. Efeitos como o fogo e a chuva são duros e mantêm o jogador ocupado com preocupações de perturbação.
A iluminação do jogo é simples, mas não tem o mesmo fluxo de movimento de um jogo de simulador tradicional. Parece-se muito mais com um jogo RTS da velha guarda na forma como se constrói e envia tropas, mas sem a estratégia de as mover. No entanto, em última análise, este jogo consegue chegar onde outros falham, oferecendo simplicidade no seu melhor. Não há nada de errado em ter uma abordagem realista ao jogo ou em usar facilmente a placa gráfica. Arms Trade Tycoon: Tanks escolhe uma mistura estável dos dois que o torna maravilhoso não só para jogar, mas também para ver!
SOM E MÚSICA - INSPIRADOR E CALMO
Uma coisa que se destaca no Arms Trade Tycoon: Tanks é o quão calmo e atmosférico o jogo pode ser. Haverá sempre uma sensação de inspiração escondida por detrás da música e dos cenários, mas, de um modo geral, é calmo. Com muito esforço para permitir que o jogador tome decisões informadas, não verá muitos símbolos ansiosos ou luzes a piscar. Em vez disso, há música suave e tons ambientes que parecem bem enquadrados na era da guerra. Parece mesmo que a guerra está a um continente de distância e, com exceção de alguns acontecimentos raros, as coisas permanecem geralmente pacíficas. Por esta razão, é um ótimo jogo para quem quer descontrair e construir alguns tanques no caminho para a vitória!
No entanto, é nos campos de ensaio que o jogo melhora a qualidade do som e apresenta resultados explosivos. Aqui podes disparar as tuas armas, disparar canhões e ser tão barulhento como esperas que um tanque seja. Como isto está escondido atrás de uma escolha de edifício, significa que podes fazer barulho quando quiseres e silêncio quando precisares. No geral, Arms Trade Tycoon: Tanks oferece ao jogador uma grande sensação de imersão, sem a ansiedade que muitas vezes vem com ela. Por essa razão, é uma óptima maneira de passar o tempo e tentar aprender um pouco mais sobre o design dos tanques durante a grande guerra!
Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral
Instagram: @danilopablolima