Banishers: Ghosts of New Eden | A História do Game Pode ser Profunda se Bem Explorada

Danilo Medeiros


Banishers: Uma aventura sobrenatural pra lá de envolvente!


Galera, vocês não vão acreditar no jogo incrível que acabei de jogar! Eu sempre fui fã dos jogos da Don't Nod por conta das histórias bem desenhadas e personagens complexos. E com Banishers eles elevaram isso a um novo nível.


Logo no início, eu já me apaixonei pelos protagonistas Red e Anya. São um casal tão fofinho quanto poderoso haha. E que mistério é esse dos "Ghosts of New Eden" que eles precisam investigar? Não vou dar spoiler, mas preparem os lencinhos porque tem partes bem emocionantes. 


Fora a história envolvente, o que mais me cativou foram as escolhas. Cara, cada decisão que tomei realmente importou e afetou o desfecho da missão. Isso me deixou sempre na dúvida, pensando nas consequências. Muito bem pensado, Don't Nod!


Outro ponto alto são os combates, que souberam equilibrar ação com estratégia. Enfrentar monstros sobrenaturais é tenso demais, principalmente quando você pode abordar furtivamente ou de frente. E o sistema de magias, armas e melhorias permite jogar do seu jeito. 


Gráficos lindos também, os cenários transmitem perfeitamente a atmosfera misteriosa. E o desempenho é ótimo, sem travamentos. 


Resumindo, Banishers é perfeito pra quem gosta de uma boa história com escolhas que importam. Se você curte jogos como Life is Strange, The Walking Dead ou até RPGs de ação, corre já pra jogar esse game. Uma aventura envolvente de verdade!



Gostaria de Spoiler? Pois tome:

Opa, então dessa vez vou dar uns spoilers da história de Banishers, mas cuidado porque vou revelar detalhes importantes! 


Pois então, logo no começo já descobrimos que os Ghosts of New Eden na verdade são almas de colonizadores que foram amaldiçoadas por um xamã nativo americano, após sofrerem uma grande tragédia. 


O primeiro caso que Red e Anya investigam envolve uma vila assolada por espíritos vingativos. Aí você tem que decidir entre usar métodos pacíficos ou mais agressivos para lidar com os fantasmas. Dependendo da escolha, alguns personagens podem morrer ou sobreviver. Tenso!


Mais pra frente, descobrimos que o xamã amaldiçoou os colonizadores porque eles haviam matado sua filha em uma emboscada, e ele queria vingança. Aí os protagonistas precisam encontrar pistas sobre o paradeiro da alma da menina nativa para quebrar a maldição. 


Numa parte, Anya fica doente e é sequestrada por criaturas das trevas. Você controla Red e tem que enfrentar monstros gigantes pra resgatar a esposa. Foi um dos momentos mais épicos que já joguei.


No desfecho, você finalmente confronta o espírito vingativo do xamã e precisa tomar uma decisão difícil: matá-lo de vez para acabar com a ameaça, ou tentar fazer as pazes entre os povos. Isso muda completamente o final!


Banishers nos leva a reflexões profundas sobre o passado e o perdão. 


Nessa jornada, Red e Anteia se deparam com as sombras de um trágico acontecimento histórico que assola gerações futuras. A maldição dos Ghosts of New Eden é um legado amargo de dor e ódio, que mantém vivos ressentimentos centenários.


Ao investigar esse mistério, somos forçados a olhar para feridas jamais cicatrizadas entre povos outrora em conflito. A ambição humana por terra e recursos, somada à intolerância entre culturas, gerou um ciclo de vingança que perdura pelo tempo.


Será que é possível encontrar a paz mesmo depois de tamanha injustiça? O perdão pode surgir diante de um passado marcado pela violência e perdas irreparáveis? Essas são algumas das questões profundas levantadas pela narrativa de Banishers. 


Cada escolha do jogador sobre como lidar com os espíritos atormentados é também um ato de reflexão ética. Matar para se defender ou para acabar com o mal de vez? Ou tentar a via pacífica do entendimento mútuo? Não há respostas prontas para dilemas desse porte.


Ao final, seja qual for o desfecho, a jornada nos faz repensar sobre como lidar com heranças nefastas do passado. Será que podemos encontrar a cura para velhas mágoas apenas com mais mágoa? Ou o perdão e a reconciliação são caminhos mais sábios para a paz verdadeira?


Banishers mostra como os jogos interativos podem elevar discussões filosóficas complexas, nos colocando frente a frente com nossos piores demônios - e também nossa capacidade de superá-los através da compaixão. Uma obra prima não só do entretenimento, mas também da reflexão humanista.


Espero que mesmo com os spoilers, vocês ainda queiram experimentar a jornada completa de Banishers. A história é tão bem contada que vale a pena viver cada momento.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...