O jogos de PS5 estão Decepcionando os que Investiram no Novo Console da Sony?

Danilo Medeiros


Como autor e amante de histórias, gosto de observar as narrativas que os jogos nos contam. Recentemente, tenho notado algumas tendências nos lançamentos de novos consoles que me deixam preocupado. 


Quando o PlayStation 5 foi lançado, esperávamos ver saltos significativos nos gráficos e nas mecânicas em relação à geração anterior. No entanto, alguns dos primeiros jogos lançados, como Rise of the Ronin e o remake de Silent Hill 2, não mostraram a evolução esperada. 


Rise of the Ronin se assemelha demais aos jogos do PS4. Embora o gameplay seja bom, a direção de arte e os gráficos não parecem aproveitar totalmente o poder do PS5. Isso me faz questionar se a Team Ninja está tirando seu máximo proveito do novo hardware. 


No remake de Silent Hill 2, alguns aspectos como os gráficos claros e a trilha sonora inapropriada no trailer também preocuparam os fãs. Espero que a Bluepoint Games consiga capturar a atmosfera sombria do original. 


Por outro lado, jogos como Hellblade 2 e o God of War: Ragnarok mostram o que o PS5 é realmente capaz. Suas expressões faciais e mundos detalhados ilustram o tipo de experiência imersiva que esperamos de uma nova geração. 


Para os desenvolvedores, peço que aproveitem totalmente o potencial do hardware e não se contentem com produções low-budget. Os jogadores pagam preços cada vez mais altos e merecem receber experiências memoráveis em troca. Adoraria ver mais cuidado com a direção de arte, trilha sonora e qualidade gráfica nos próximos lançamentos. 


Muitos apontam que a produção de jogos se tornou mais cara e difícil ao longo dos anos. Concordo que a complexidade técnica aumentou, mas acho que as companhias precisam administrar melhor seus recursos. Com orçamentos milionários, falta visão para contratar equipes maiores e dar o suporte necessário. 


A indústria também precisa reavaliar suas estratégias de marketing. Lançar trailers antigos que não representam a qualidade final só gera desconfiança nos fãs. Prefiro ver as empresas focando seus esforços em entregar jogos realmente prontos na data de lançamento, não versões inacabadas ou aquém do potencial.


Além disso, a tendência de lançar jogos a cada poucos meses para alimentar serviços como PlayStation Plus acaba gerando produtos sem a devida atenção aos detalhes. Qualidade não se constrói com pressa. Melhor ter poucos jogos bem feitos do que muitos que se esquecem rapidamente. 


Os estúdios independentes, por outro lado, merecem elogios. Com equipes pequenas, eles conseguem criar obras primas cheias de personalidade. Espero que a indústria como um todo aprenda com seu exemplo e volte a valorizar a criatividade tanto quanto a lucratividade.


Por fim, peço aos fãs que critiquem com respeito e saibam separar os acertos dos erros. A paixão pela sétima arte dos games nos une, não nos divide. Que continuemos a apoiar os estúdios em sua jornada, desde que eles também honrem nosso carinho entregando entretenimento à altura do potencial desta arte única.

No final das contas, o que realmente importa são as histórias e os momentos emocionantes que os jogos nos proporcionam. Torço para que o PS5 nos entregue muitas dessas experiências marcantes nos anos futuros.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
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