Análise Otxo (Console) | A Experiência Roguelike Definitiva em Preto e Branco

Danilo Medeiros

 

Alguém usa uma máscara estranha enquanto caça seu amor perdido; eles acordam em uma praia. Sem memórias, sem armas e sem saber onde estão, descobrem uma mansão. Algumas pessoas estiveram aqui por um tempo incalculável. Mas há apenas um detalhe importante que você pode obter deles: as respostas que você procura estão em algum lugar da mansão. Há uma freira lá fora que lhe oferece armas. 


Bem-vindo ao Apocalipse Estiloso: Uma Introdução ao Mundo de Otxo


Otxo envia uma obra-prima monocromática que eleva o gênero roguelike com seu incrível jogo de tiros e palheta visual impressionante.


O objetivo do jogo é simples: passar pela mansão, matando tudo para descobrir seus segredos. A parte secreta nem é tão importante; é apenas uma desculpa necessária para justificar o jogo de tiros, que é aparentemente a carne do jogo e é altamente notável.


Um Ballet de Balas: Decompondo as Principais Mecânicas de Jogo de Otxo


Como você provavelmente notará com as capturas de tela ou vídeo, a paleta de cores do jogo é exclusivamente preta e branca, com respingos de vermelho, como a rosa no bar ou o frasco que representa sua saúde. Isso significa que o vermelho sempre se destaca bem e o posicionamento inimigo pode ser rapidamente entendido pelos respingos de cor, que se tornam muito mais do que quando você os encheu de chumbo.


Você pode começar com uma variedade de armas, mas não pense que ficará preso a qualquer estilo de jogo de tiro em particular. Eles têm apenas um pente extra, não muita munição, então antes de muito tempo, essa coisa é peso morto. Mas este não é um título em que você terá que ser econômico com balas porque todos os cadáveres deixam cair alguma arma para você usar. Então jogue-a fora. É uma mecânica que cria troca constante e variedade. Ah, e você também pode matar inimigos fazendo isso. Pule o recarregamento completamente, apenas atirando sua arma em alguém e pegando uma nova do cadáver recém-criado.


Com sua jogabilidade desafiadora e curva de habilidade gratificante, Otxo prova que os jogos independentes podem competir de ombro a ombro com gigantes da indústria.


Dominando o Caos: Dicas para Conquistar Otxo 


Você também tem uma rolagem de esquiva principal, que permite que você passe por balas, e o mecanismo de foco imaculado. Isso permite que você diminua o tempo; dá a você espaço para desviar, rolar e se entrelaçar entre ataques inimigos, e diminui a sensibilidade do controle para que você possa alinhar tiros perfeitos em retaliação. O foco é representado por um círculo em volta da sua mira, lentamente reabastecendo enquanto você não o estiver usando. Finalmente, você tem licores para adicionar benefícios e mudar sua jogabilidade. O primeiro em cada corrida é gratuito antes de entrar, com benefícios adicionais sendo obtidos mais adiante em troca de moedas. Eles adicionam muita variedade, mas nenhum é do tipo que modificará completamente todo o seu kit.


A distinção na experiência de jogo entre teclado e mouse versus controle destaca a adaptabilidade de Otxo entre plataformas, atendendo a uma ampla gama de jogadores.


Combine essas coisas com uma música fantástica, dando ao jogador um sistema de jogabilidade rápido e furioso que eu... era muito ruim. Demorou muito tempo para eu ficar bom, mas fiquei razoavelmente bom. Mencionei isso com um amigo no início do meu jogo, que era muito habilidoso em jogos semelhantes como Hotline Miami, que levantou uma questão que me explicou tudo.


"Você está usando um teclado e mouse ou um controle?"


A comparação na precisão entre usar um teclado e mouse versus um controle não pode ser subestimada. No console, Otxo é perfeitamente jogável e agradável, embora muito desafiador. Mas então eu o peguei no Steam. Não é como se o jogo magicamente ficasse fácil, mas a diferença em fazer miração precisa em um teclado e mouse em comparação com um controle é enorme. Este jogo intenso lhe dará alguma mira de twitche quando você puder chegar com confiança às lutas contra chefes.


Por esse motivo, se você quiser jogá-lo em um console, o Nintendo Switch tem que ser sua melhor opção. Se você quiser sair de casa, poderá jogar o jogo em uma biblioteca ou algo assim. Este não é um jogo com recursos multijogador ou coisas do tipo, e as especificações necessárias para executar o negócio são tão baixas que você estará bem executando Otxo em um laptop vagabundo e um mouse de 15 anos em vez de um controle PlayStation 4.  


Um Roguelike Como Nenhum Outro: O Apelo Duradouro de Otxo


Apesar da dificuldade, o foco sendo um recurso que se regenera com o tempo significa que jogar devagar e constante é uma opção totalmente válida se você achar que não é um jogo em que seria especialmente bom, mas quer experimentar. E como um roguelike, você se sentirá melhorar e ficar melhor com o tempo. O jogo é limitado em maneiras de expandir seu estilo de jogo conforme você avança, então, uma vez que terminar, não há mais nada a fazer além de jogar novamente e esperar novos benefícios.


Então, se você está procurando um jogo em que você possa ter literalmente uma explosão, Otxo é o caminho a seguir. Rápido, satisfatório e visualmente distinto, este título definitivamente lhe oferecerá uma experiência de ação única e valiosa. E é sempre bom apoiar desenvolvedores independentes que realmente acertaram em um ótimo design de jogo.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...