Judas, O Novo Jogo FPS Roguelike de Ken Levine, Criador de BioShock

Danilo Medeiros


Judas, o Novo Jogo de Ken Levine, Terá Elementos Roguelike Surpreendentes



Ken Levine, a mente criativa por trás de clássicos atemporais como BioShock e System Shock 2, está de volta com um novo projeto ambicioso intitulado Judas. E em uma revelação inesperada, Levine confirmou que seu próximo jogo apresentará elementos de gameplay roguelike integrados à narrativa principal.


Para os não iniciados, os jogos roguelike incorporam elementos processuais e permorten permanente para os personagens jogadores. Isso significa que, sempre que você morre, precisa recomeçar do zero, mas com certas progressões e desbloqueios persistindo.


Esse conceito controverso adiciona uma camada extra de desafio e rejogabilidade intermináveis. E aparentemente, Levine pretende aplicá-lo em seu novo mundo de ficção científica, Judas.


"Sempre que seu personagem morre em Judas, ele é essencialmente 'reimpresso' para começar uma nova jornada, mas com alguns traços e desenvolvimentos persistindo da última iteração", explicou Levine em uma recente entrevista.


Ele citou jogos como XCOM e Civilization como inspirações para criar um sistema que funde esse ciclo de morte e renascimento com uma narrativa coesa e convincente. A ideia é que cada nova partida ofereça uma experiência levemente diferente moldada pelas escolhas anteriores do jogador.


Além dos elementos roguelike, Judas também promete um sistema de combate único. Em uma mão, o protagonista empunha uma arma de fogo tradicional. Na outra, ele pode canalizar "forças orgânicas" especiais para se defender e atacar.


A premissa futurista e envolvente de Judas também merece atenção. O jogo se passa a bordo de uma vasta nave chamada Mayflower, em uma viagem interminável rumo a novos sistemas estelares.


A sociedade a bordo é controlada por três figuras de poder: Tom, Nofretete e sua filha adotiva Hope. O jogador assume o papel de Judas, um dissidente que desafia as normas vigentes e busca desencadear uma revolta contra o establishment.


De acordo com Levine, a trama explorará temas maduros como hierarquias sociais, a natureza do poder e o eterno conflito entre ordem e caos. Como nos trabalhos anteriores do desenvolvedor, os personagens devem ser moralmente ambíguos e as escolhas terão consequências profundas.


"É um pouco pseudo-procedural em como narramos a história", disse Levine. "Tomamos elementos narrativos cuidadosamente elaborados e os remontamos de forma processual para criar uma experiência única."


Ele enfatizou que cada decisão do jogador terá um impacto distinto sobre como os eventos se desenrolam a cada ciclo de vida do protagonista Judas. É uma abordagem ousada para fundir a narrativa com os elementos roguelike.


Judas está atualmente em desenvolvimento para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Ainda não há data de lançamento, mas o título já desperta grande antecipação com suas mecânicas únicas.


Levine construiu sua reputação com jogos que empurraram as fronteiras da narrativa nos games. Com Judas, ele parece novamente disposto a desafiar as convenções e proporcionar uma experiência altamente reiterável e impactante. Os fãs mal podem esperar para embarcar na Mayflower.


Enquanto alguns fãs expressaram ceticismo sobre a adição de elementos roguelike à fórmula narrativa característica de Levine, outros elogiam a ousadia criativa por trás da decisão.


"Ken Levine sempre foi um contador de histórias brilhante, então estou empolgado para ver como ele incorpora a natureza cíclica dos roguelikes de uma maneira significativa", comentou Mariana Oliveira, crítica de jogos veterana. "Se alguém pode fazer funcionar, é o criador de BioShock."


De fato, os maiores sucessos de Levine foram games que desafiaram convenções e apresentaram perspectivas únicas sobre temas complexos, como a ideologia de objetivistas em BioShock.


"Judas parece estar seguindo essa tradição ao explorar hierarquias sociais e a busca por liberdade individual em um ambiente opressivo e claustrofóbico como uma nave mundo", avaliou Pedro Mendes, analista de jogos. "É um cenário rico para a marca registrada de Levine de contar histórias impactantes."


Além da trama envolvente, os fãs também esperam que o sistema de combate de "duas mãos" de Judas adicione uma nova camada estratégica aos tiroteios. Dominar o equilíbrio entre armas de fogo comuns e poderes únicos promete ser um desafio empolgante.


Claro, muitos ainda permanecem céticos de que Ken Levine possa realmente entregar uma experiência coesa e satisfatória ao fundir o gameplay roguelike com sua conhecida habilidade narrativa. Mas se alguém tem o talento e a visão para conseguir, é certamente o renomado desenvolvedor.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
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