YouTubers Life 2 Review: Vale a Pena Comprar?

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YouTubers Life 2 Review: Vale a Pena Comprar?


Você já parou para pensar como seria começar do zero como um pequeno youtuber, ralando para construir uma comunidade a partir do nada? Passar horas gravando, editando e enviando vídeos, enquanto tenta conciliar as demandas da vida real. Eu certamente não consigo me relacionar com isso de forma alguma, obviamente estou sendo um pouco faceto aqui, mas é difícil não projetar um pouco, já que estou jogando um jogo que basicamente me pede para interpretar um papel que eu já ocupo.  


Hoje vamos analisar YouTubers Life 2, a sequência inesperada do bem-sucedido, porém curto, jogo original YouTubers Life de 2016. Eu não joguei muito o primeiro game, admito que joguei um pouco no seu port mobile, já que tinha um iPad Pro na época. Sei que é vergonhoso admitir que eu, um jogador de PC, às vezes joga em console e mobile, mas nem sempre dá para jogar no PC. E sabe o que? O gameplay era mediano, não era terrível, mas definitivamente muito simplista, obcecado com mecânicas de QTEs (quick time events) e pouco desenvolvido.


YouTubers Life 2 pega os poucos componentes básicos que as pessoas gostaram no primeiro jogo e refina e simplifica a maioria deles para atrair um público mais casual. Eu sei que sempre que eu ou qualquer outra pessoa online fala sobre simplificar para maior apelo de massa, isso quase sempre é visto como algo inequivocamente ruim. Aqui funciona relativamente bem a favor do jogo, mas é justo dizer que, no geral, não é isento de desvantagens, mas chegaremos lá mais tarde.


Enquanto não focarei muito nas muitas distinções entre esta sequência e sua antecessora, acho justo dizer que ambos os jogos foram projetados com gêneros ou subgêneros totalmente diferentes em mente. Enquanto o primeiro era muito mais focado e provavelmente tinha um orçamento igualmente pequeno, esta nova versão se afasta um pouco da jogabilidade de simulação em favor da introdução de mais sistemas e mecânicas leve-RPG.


Por exemplo, a mecânica mais enfatizada em ambos os jogos é, claro, o processo de fazer um vídeo do YouTube, que assume a forma de um evento por cartões baseado em tempo. No primeiro jogo, você tinha uma grande quantidade de construção de baralhos, onde o jogador poderia coletar muitos cartões e organizá-los da maneira que quisesse. Aqui, esse sistema foi removido em favor de adicionar todos os cartões ao mesmo conjunto e sortear aleatoriamente.


Apesar de alguém poder criticar qual abordagem é melhor ou pior, eu realmente não me importo o suficiente para ser essa pessoa. Para mim, são apenas abordagens diferentes, não melhores ou piores, apenas voltadas para públicos diferentes.


Da mesma forma, no jogo original, se você precisava de novas peças de computador, roupas, acessórios ou outros itens para conteúdo do YouTube, você os pedia em varejistas online e o item comprado simplesmente aparecia na sua frente quase imediatamente. O primeiro jogo era, em última análise, tudo sobre você, você e você. Refletia, intencionalmente ou não, como a plataforma do YouTube era vista em seus primeiros anos.


YouTubers Life 2, no entanto, é um retrato muito mais preciso, embora igualmente satírico, do YouTube que conhecemos hoje. O jogo deixa isso bem claro desde o início, com uma cinemática de abertura nos mostrando um pequeno youtuber anônimo enviando nosso primeiro vídeo, antes de ser imediatamente convidado a se juntar a essa enorme comunidade habitacional, vivendo em uma cidade especial só para insiders, onde só moram youtubers.


Embora funcione em termos de jogabilidade, é difícil não ver isso também como a metáfora óbvia que é, onde, de forma semelhante ao amplamente reconhecido sonho americano, temos o que eu gosto de chamar de "sonho do youtuber". Quase todo pequeno criador tem essa aspiração genuína, porém totalmente iludida, de que um dia todo o seu trabalho duro de alguma forma vai valer a pena e eles se tornarão um dos maiores e mais influentes criadores em seu campo de interesse. Serão convidados para sentar à mesa dos populares e conviver com seus ídolos do YouTube, ser convidado para os melhores eventos e, em geral, será um membro valorizado dessa comunidade de elite.


Como mencionei de passagem anteriormente, a comunidade é um componente temático central em exibição aqui. YouTubers Life 2 faz a interessante escolha de combinar uma perspectiva top-down 3D com uma filosofia de design semelhante a um mundo aberto, similar a muitos dos títulos recentes do Nintendo Switch, como Pokémon Sword and Shield, The Legend of Zelda: Link's Awakening ou Animal Crossing: New Horizons. E tenho bastante confiança de que não serei a única pessoa a fazer comparações entre este jogo e Animal Crossing, porque as semelhanças de forma alguma param por aí.


Antes de mergulharmos no mundo mais amplo de YouTubers Life 2, quero passar alguns minutos aprofundando o que provavelmente é o conjunto mais importante de mecânicas - o ato de gravar, editar e enviar vídeos e, inversamente, participar de livestreams também. 


Anteriormente, descrevi superficialmente como funciona a criação de vídeos aqui no jogo, mas vale notar que há pelo menos um grau mínimo de sofisticação envolvido. Durante geralmente entre cinco e dez rodadas, dependendo da complexidade do tipo de vídeo que você está fazendo, cada rodada você receberá cerca de meia dúzia de cartas, cada uma apelando para uma ou mais facções de sua audiência, das quais existem cinco.


Satisfazer cada aspecto de sua audiência renderá uma estrela para a qualidade do seu vídeo. Combinar suas cartas para agradar os outros tipos de espectadores lhe renderá estrelas de qualidade adicional, no máximo 5 estrelas. Mas vale notar que muitos dos cartões podem aumentar sua pontuação com um ou mais grupos, ao mesmo tempo em que abaixam sua classificação com outro, então pode ser muito difícil, especialmente no início do jogo, quando você tem um baralho menor para o algoritmo embaralhar, atingir mais de uma ou duas estrelas.


Editar seus vídeos também pode ajudar, embora não significativamente. A edição vem na forma destes simples puzzles lógicos, onde você tem que misturar e combinar os clipes de vídeo, que têm diferentes entradas e saídas, em um padrão que resulte na menor quantidade de incompatibilidades. Parece complicado, eu sei, mas honestamente não é tão difícil. Se você tem a capacidade mental de resolver pelo menos um lado de um cubo mágico, provavelmente tem a força necessária para resolver este enigma diluído.


Ao atualizar as várias partes do seu computador, você também pode ganhar pontos adicionais de edição, que podem ser usados para aplicar vários efeitos de edição que tornarão isso muito mais fácil, como alinhar automaticamente a entrada e saída, conectando dois clipes individuais, o que, correspondentemente, ajudará a aumentar ainda mais a pontuação geral de edição do seu vídeo e, consequentemente, sua pontuação geral.


Embora esses sistemas possam ser simplistas, eles não são exatamente básicos. Passei a maior parte do meu tempo no jogo gravando vídeos, editando vídeos, realizando livestreams ou comprando equipamentos ou recursos adicionais para ajudar meu personagem a se tornar ainda mais eficiente nessas áreas. 


Praticamente ignorei as dezenas de youtubers enviando spam no meu telefone do jogo ou invadindo inesperadamente meu quarto, exigindo que eu os acompanhasse em alguma missão secundária sem importância. Estaria mentindo se dissesse que na maioria das vezes sequer sabia quem eram essas pessoas. Muitos dos youtubers apresentados aqui no jogo parecem ser personagens originais do jogo ou youtubers que produzem conteúdo fora do meu campo de interesse, sendo, você sabe, jogos e tecnologia. Pessoalmente, não conheço nem me importo com youtubers que se especializam em outras áreas, como saúde, estilo de vida ou moda. Tenho certeza de que muitas outras pessoas se importam, mas não são elas que estão fazendo este vídeo. O ponto é que eu as ignoro e abraço o mundo do YouTubers Life 2 a uma distância saudável, como um introvertido, não muito diferente de minhas próprias atitudes na vida real em relação a atividades comunitárias. Simplesmente não acredito muito em coletivismo cultural.


Um dos aspectos mais fracos ou menos atraentes do jogo, sem dúvida, é o novo sistema de quests inspirado em RPGs, onde você tem quests da história principal, quests secundárias e outras tarefas, todas as quais recompensarão você com itens do jogo, oportunidades de exposição adicional para fornecer um impulso temporário no crescimento do seu canal ou simplesmente dinheiro - tarefas chatas como "entregue esta caixa para este NPC aleatório", e não, eu não estou brincando, este é um dos tipos de tarefas que você pode fazer, porque, é claro, quando você joga um jogo de simulação de youtuber, está realmente procurando ser um carteiro dos Correios.


O que não ajuda muito é que, embora os componentes de quests sejam inerentemente fracos, a navegação dentro do mundo é mais ou menos inexistente em comparação. Embora, felizmente, o mundo aberto em si não seja enorme e as instruções não sejam tão vagas a ponto de exigir soluções semelhantes ao original The Legend of Zelda para NES, em que tínhamos que queimar uma árvore específica em uma grande floresta para obter um item necessário da história, a falta de direcionamento aqui, combinada com a pressão às vezes insuperável dos ciclos dia/noite, que são muito curtos, junto com o fato de que a maioria das quests só pode ser concluída durante o dia, com apenas algumas poucas ocorrendo à noite, resulta em você realmente precisar saber o tempo todo para onde ir. Muitas vezes, isso só pode ser descoberto vagando até esgotar seu tempo ou reiniciando do seu último save file, que salva automaticamente a cada novo dia, e recomeçando o dia repetidas vezes até encontrar onde você deveria ir. Eu não tive que fazer isso na maioria das instâncias, mas aconteceu com frequência suficiente, especialmente durante minhas primeiras horas jogando, que achei mais do que um pouco irritante.


Embora o jogo tenha um mapa de tela cheia que você pode abrir para obter um layout básico do distrito em que está, e tenha diferentes tipos de ícones para representar que tipos de locais estão naquele distrito, como lojas de tecnologia, lojas de jogos, lojas de roupas, vendedores de comida etc, não parece haver maneira de identificar claramente os nomes dessas lojas sem ir até esses locais. 


Isso é um pouco problemático porque todas as lojas compartilham o mesmo tipo de ícone. Por exemplo, todas as lojas de roupas terão o mesmo ícone exato no mapa. Se você tiver que fazer uma quest onde precisa ir a uma loja específica, a menos que você já saiba de cabeça em qual distrito ela fica, você vai experimentar muita confusão.


Como ilustrei anteriormente, há uma boa quantidade de personalização de personagens em exibição aqui. Dito isso, eu realmente não me importo muito com isso. Gostei de como meu personagem ficou desde o início, então por que eu deveria me incomodar em mudar? Acho que há uma oportunidade perdida aqui de, pelo menos, fazer alguma tentativa de integrar o lado cosmético às coisas no sistema de RPG - dar um impulso maior ao seu criador de conteúdo no jogo se eles renovarem significativamente sua aparência ou plano de fundo seria legal.


O jogo indica que há algum tipo de pequeno impulso nesse sentido que você já pode obter, mas deve ser tão insignificante que eu simplesmente não notei. Certamente não pareceu ter qualquer impacto na recepção de minhas postagens de vídeo ou live streams. Simplesmente não sei como você consegue estragar o conceito de um RPG sandboxie. Até mesmo aquele jogo recente Life is Strange: True Colors teve um melhor sistema de RPG, e aquele jogo nem era um RPG - eles só dedicaram parte de um capítulo episódico a um minigame de RPG, e foi melhor executado lá do que aqui, em muitos aspectos.


Acho que o problema final é que YouTubers Life 2 está constantemente sendo puxado em duas direções ao mesmo tempo. Por um lado, está muito relutante em abandonar totalmente a jogabilidade fundamental do jogo original em favor de uma fórmula totalmente nova. Mas, ao mesmo tempo, muitos dos novos recursos ou não têm profundidade suficiente para serem interessantes ou parecem brutos e sem refinamento, e um tanto alheios ao loop principal de gameplay.


Se você deve ou não comprar o jogo é, em última análise, uma decisão sua. Pessoalmente, tive um tempo razoavelmente decente jogando, mas provavelmente não voltarei a jogar além do lançamento deste vídeo. No final das contas, obtive 10 ou 12 horas de valor com ele e, para um jogo cujo preço de venda é de US$ 29,99, isso não é tão ruim em termos de sua proposta de valor. É um jogo decente, nada grandioso, nada terrível, apenas bom o suficiente. YouTubers Life 2 é basicamente o macarrão instantâneo dos jogos de simulação satíricos.

About the Author

Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima

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