Análise Echoes of the Plum Grove – Vale Apena comprar?

Danilo Medeiros


A vida agrícola pode ser difícil, e isso é uma coisa difícil de lembrar ao jogar a maioria dos jogos de simulação de agricultura felizes por aí, onde acordar cedo para colher suas colheitas e viver nos elementos é tão fácil quanto respirar, e a morte é algo em que você não se encontra pensando em nada.




Echoes of the Plum Grove faz algo um pouco diferente, tirando uma folha do livro Story of Seasons: A Wonderful Life, e colocando um foco na passagem do tempo e como isso afeta seus personagens. O foco principal de Plum Grove é menos agricultura e mais linhagem. Há uma grande importância colocada no ato de começar uma família e criar alguém para eventualmente assumir sua fazenda quando você morrer; Porque você vai morrer, é assim que funciona.



Abrindo com o personagem do jogador sendo jogado ao mar em sua viagem do continente, você rapidamente acorda na ilha de Honeywood, aparentemente o único sobrevivente de seu navio. O jogo não demora em nada neste momento, em vez disso, direciona você para o que será sua fazenda, coberta de ervas daninhas e árvores morrendo, como é costume em um sim de agricultura. Não há muita história a partir deste ponto, já que os personagens não têm missões para seguir e a única linha de passagem é crescer e expandir sua fazenda com o passar do tempo. A ilha de Honeywood também tem alguns elementos mais sobrenaturais escondidos sob a superfície que podem ser encontrados com bastante paciência e nostalgia, e lidar com isso se torna um objetivo secundário, com sua sobrevivência sempre em primeiro lugar.


O estilo de arte é muito fofo, encostando-se bem nessa estética de Paper Mario com personagens e objetos 2D em um mundo 3D funciona muito bem. Parece incrivelmente polido, cada elemento parece pertencer a este mundo e é muito divertido de explorar. Ele também faz um excelente trabalho de diferenciar Echoes of the Plum Grove de outros jogos do gênero, o estilo é muito distinto e executado perfeitamente. Também houve um grande cuidado para deixar claro quais objetos são interactáveis no mundo e quais não são, ao mesmo tempo em que permite que o design do ambiente seja sutil e fácil de digerir; Qualquer coisa que possa ser colhida, ou interagida com tem um contorno preto espesso, desde plantações na fazenda até árvores que podem ser sacudidas para madeira uma vez por dia, é fácil reconhecer o que pode e o que não pode ser tocado.


Honeywood é explicitamente baseado em 1700 Massachusetts e os devs falam muito sobre suas pesquisas sobre a época através de suas mídias sociais. A inspiração é muito clara na arquitetura e nas roupas que você vê os moradores da cidade usando dia após dia, eles também têm bordões fofos para dizer como 'Fare thee well!' ou 'Godspeed!' sempre que o jogador se despede deles. Sendo australiano, não sei muito sobre esse cenário, mas ele evoca o que imagino quando ouço um americano falando sobre o Dia de Ação de Graças, que presumo ter sido a intenção.


Outro elemento que liga Echoes of the Plum Grove ao seu cenário é que ele não foge do conceito de morte, ele está sempre presente em todo o jogo. Não há necessariamente muita desgraça e tristeza em torno do assunto e o mundo é muito brilhante e colorido, é apenas um fato da vida, as pessoas adoecem, as pessoas envelhecem e as pessoas morrem. Dada a jogabilidade, esse foi o melhor caminho para a narrativa tomar, se aprofundar demais em um território mais sombrio apenas para surpreender os jogadores, muitas vezes parece banal e desnecessário, então é bom que Plum Grove consiga seguir essa linha.



Os habitantes da cidade são tão vítimas da marcha lenta do tempo quanto você, capaz de morrer de velhice ou doença também. Echoes of the Plum Grove quer que você saiba que as coisas podem mudar a qualquer momento, que talvez o personagem que você tem dado flores no dia a dia adoeça e morra e todo esse esforço seja desperdiçado. É definitivamente uma direção interessante para levar o jogo, embora esse foco na aleatoriedade brutal da vida no campo signifique que alguns outros elementos caem completamente.


Como outros personagens na cidade são projetados para serem elementos aleatórios que contribuem para criar resultados muito diferentes em cada nova jogada, nenhum deles é detalhado ou expandido de forma significativa. Todos os personagens são descartáveis, e definitivamente parece que sim. Falar com qualquer um dos habitantes da cidade vai apenas fazer você repetir curiosidades sobre outras pessoas na cidade e, embora eles possam morrer, ou se casar, ou ter filhos, eu raramente achei isso tendo qualquer tipo de efeito na minha experiência, eu apenas continuaria na agricultura e poderia ter sido considerado o pária da cidade por nunca ter comparecido a um funeral, mas eu tinha nabos para colher e não me importava com aquele cara morto de qualquer maneira.


"Todos os personagens são descartáveis, e definitivamente parece que..."


Os habitantes da cidade também oferecem pequenas missões de busca para o jogador e estas parecem ser quase completamente aleatórias e muitas vezes eu descobri que os personagens me pediam coisas que eu atualmente não tinha como conseguir. Há também tantas missões disponíveis todos os dias que é esmagador olhar para o seu diário, mas não há muita razão para não aceitar todas as missões que você vê, porque você nunca saberá quando você pode encontrar os meios para obter algo que um dos habitantes da cidade está pedindo. Eu pessoalmente apenas continuei com as missões dadas pelos dois ferreiros, porque eles na maioria das vezes me davam recompensas que realmente me ajudaram a ganhar novos equipamentos agrícolas. Acabei dando a um deles três peixes em troca das plantas de uma fundição.


Echoes of the Plum Grove também coloca um foco maior na mecânica de sobrevivência do que a maioria dos simuladores de agricultura. Embora um medidor de exaustão seja bastante comum, ele geralmente cai com base em quanto trabalho manual você tem feito ao redor da fazenda naquele dia, enquanto os medidores de exaustão e fome em Plum Grove diminuem lentamente com o passar do tempo, independentemente do que o jogador está fazendo. Isso significa precisar comer alimentos com frequência e certificar-se de dormir quando você ficar cansado. Existem algumas outras mecânicas de sobrevivência diversas, como a degradação de ferramentas e alimentos que estragam após um certo número de dias se não forem ingeridos. Todas essas mecânicas podem ser ativadas ou desativadas nas configurações do jogo, eu pessoalmente desativei a degradação da ferramenta muito rapidamente porque achei mais irritante do que imersiva, especialmente quando a principal coisa que você está fazendo é cultivar.


É um pouco de meia-medida. O jogo não se inclina para a mecânica de sobrevivência o suficiente para ser realmente um jogo de sobrevivência. Eu não tive nenhum problema em me manter alimentado e sempre consegui dormir mais de 8 horas todas as noites, então as mecânicas não adicionam muito ao loop de jogabilidade como um todo e, em vez disso, servem apenas como um pequeno aborrecimento enquanto você está ocupado plantando suas colheitas para a temporada. Felizmente a agricultura em si é muito bem feita, o estilo de arte faz com que todas as diferentes frutas e vegetais que você pode plantar realmente pop e há muita satisfação em ver um campo cheio de culturas em sua fazenda. Não há muita inovação nisso, mas não precisa haver, tudo simplesmente funciona. Algumas mecânicas mais recentes incluem uma composteira na qual você pode despejar seus alimentos estragados para fazer fertilizantes e prateleiras de secagem usadas para preservar carne ou frutas para evitar que estraguem, ambas se encaixam muito bem com o processo de expiração de alimentos e se sentem muito orgânicas no jogo.


Bom

Positivo:

  • Mecânica agrícola sólida e agradável
  • Estilo de arte bonito que realmente estoura

Foco na linhagem é uma nova tomada

Negativo:

  • Personagens planos e não memoráveis
  • Elementos de sobrevivência desconectados

Há muito o que gostar em Echoes of the Plum Grove, o estilo de arte por si só o diferencia de outros jogos do gênero, a agricultura funciona muito bem e o foco em elementos de sobrevivência e linhagem é interessante, é apenas uma pena que essas duas partes do jogo ainda não se alimentem direito. No entanto, se você está apenas procurando um sim agrícola com um pouco mais de tempero, Echoes of the Plum Grove pode ser exatamente o que você precisa, eu só estarei esperando por algo ainda mais picante.

Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...