Análise Lorelei and the Laser Eyes – Vale a Pena ? (Nintendo Switch)

Danilo Medeiros

Plataformas:  

PC, Nintendo Switch


Editora:  

Annapurna Interactive


Lorelei and the Laser Eyes é um dos jogos de quebra-cabeça mais impressionantes e inventivos que já joguei, uma caixa de mistérios excêntrica e estilosa, cheia de enigmas, personagens sobrenaturais e um estilo de arte diabólico e descolado. Extremamente tátil e intencionalmente vago em sua narrativa confusa, mas intrigante, é uma experiência que se recusa a segurar sua mão, oferecendo desafios mentais difíceis e soluções escondidas em todos os cantos, ou às vezes até à vista. É um jogo que fica preso na sua mente, fazendo você pensar nele dia e noite enquanto tenta descobrir respostas para seus inúmeros enigmas. Lorelei and the Laser Eyes está preso na minha cabeça e eu não me canso dele.


É difícil falar sobre Lorelei and the Laser Eyes sem revelar o que o torna tão especial, mas vou tentar descrevê-lo sem estragar as descobertas e revelações que são melhores quando desvendadas por você mesmo. A história começa com a protagonista principal se aproximando de um hotel abandonado; seu primeiro teste é como entrar, e a partir daí, como descascar as camadas de uma cebola, você encontrará uma estrutura labiríntica cheia de quebra-cabeças, caixas de enigmas, portas seladas e fechaduras de combinação, todas implorando para serem abertas.


Lorelei and the Laser Eyes foi comparado a um "Souls-like" sem combates devido aos seus quebra-cabeças implacavelmente difíceis e à total falta de dicas sobre para onde ir a seguir. Mas isso faz parte de seu charme. Eu o comparei mais a uma sala de fuga digital intensa, e enquanto muitos dos primeiros quebra-cabeças giravam em torno de fechaduras numéricas, fiquei satisfeito ao ver mais variedade nos tipos de quebra-cabeça à medida que avançava neste estranho hotel. Como nas melhores salas de fuga, você encontrará rapidamente uma série de quebra-cabeças que simplesmente não tem os meios para resolver de imediato. Levará tempo e observação cuidadosa para coletar pistas, dicas e metodologias para que você possa progredir.


"...uma estrutura labiríntica cheia de quebra-cabeças, caixas de enigmas, portas seladas e fechaduras de combinação, todas implorando para serem abertas."


Essa abordagem foi avassaladora no início; na primeira hora ou duas da aventura, meu caderno estava cheio de uma lista gigantesca de coisas a descobrir, sem muita ajuda sobre como resolvê-las. Embora Lorelei and the Laser Eyes ofereça uma memória fotográfica das coisas que você viu no hotel, você vai querer manter um bloco de notas e uma caneta ao seu lado para anotar dicas, números, símbolos e pensamentos à medida que avança. Embora eu tenha tentado evitar essa tática à moda antiga no começo, eventualmente tive que ceder, com pedaços de papel espalhados pelo meu escritório como rabiscos de um serial killer à beira do colapso. Uma vez que você entra na toca do coelho de Lorelei and the Laser Eyes, é difícil sair.


Embora você possa usar as ferramentas do jogo para relembrar letras, códigos e imagens encontradas no hotel, elas não são exaustivas e podem ser um pouco difíceis de acessar. Não há botão de "voltar" nos menus, o que significa que você precisará navegar até um botão de "sair do menu" sempre que quiser sair. É uma pequena frustração, mas que aparece com bastante frequência enquanto você examina notas pela enésima vez ou tenta lembrar quais palavras e frases foram sublinhadas naquela nota que encontrou há algumas horas. As fechaduras de combinação também não permitem que você simplesmente saia delas, exigindo que você tente uma solução real primeiro. Isso pode tornar o ritmo um pouco irritante quando você só quer verificar algo rapidamente, e sua protagonista anda a um ritmo relativamente lento, a menos que você tenha encontrado café para ela acelerar, o que pode tornar o retrocesso um pouco árduo.


Felizmente, o DNA visual de Lorelei and the Laser Eyes é tão gratificante que é fácil vagar e apreciar todos os detalhes atraentes. Um ambiente preto, branco e cinza com flashes de rosa e vermelho refletidos nas lentes dos seus óculos de sol ou permeando um labirinto de espelhos quebrados oferece um contraste visual marcante em comparação com o outro grande sucesso da desenvolvedora Simogo, Sayonara Wild Hearts, que era repleto de cores e personalidade vibrante. Aqui, você não encontrará uma trilha sonora pop animada; em vez disso, gramofones espalhados pelo hotel podem ser ligados (se desejar) para tocar algumas melodias clássicas sombrias que combinam com o tom assustador dos arredores. Não sei se chamaria Lorelei and the Laser Eyes de um jogo de terror, mas suas vibrações lembram Resident Evil sem os zumbis, um local escuro e assustador para explorar, cheio de mistério... e algumas outras ameaças que não vou estragar.


Você é guiado vagamente por uma figura estranha que sabe muito mais sobre o que está acontecendo do que deixa transparecer; senti um certo alívio sempre que o encontrava, pois mostrava que meus pequenos passos para descobrir a verdade estavam de fato mostrando algum progresso. Você pode até ligar para ele ocasionalmente para checar, mas o que pensei que poderia ser um sistema de dicas acabou sendo apenas mais divagações de um louco, em vez de algo útil.


A sensação de estar preso em um labirinto se encaixa nos temas da narrativa principal, e você terá momentos de eureka que geralmente desencadeiam um efeito dominó... "Oh, isso me dá a chave que leva à manivela que abaixa a coisa que leva a um livro de símbolos que desbloqueia AQUELA porta". Estou sendo intencionalmente vago, mas Lorelei and the Laser Eyes faz um excelente trabalho em fornecer gradualmente informações para ajudá-lo em sua busca, enquanto frequentemente lembra que nem tudo é o que parece, com reviravoltas inteligentes em quebra-cabeças que já vi em outras experiências antes e que me pegaram de surpresa de forma encantadora. Pensar de forma diferente e olhar para as coisas de maneira abstrata pode certamente ajudar; espere o inesperado e esteja aberto a ter sua mente virada de cabeça para baixo, é tudo o que vou dizer.


Seu compromisso de ser totalmente sem dicas pode levar a frustrações às vezes. Não tenho vergonha de admitir que, durante o período de análise, entrei em contato com outros jornalistas para discutir em que partes estávamos presos. Nenhum de nós conseguiu ajudar o outro, pois Lorelei and the Laser Eyes muda suas soluções em cada jogada para garantir que um guia não possa lhe dar a resposta, mas sim ajudá-lo a entender o conceito para encontrar a resposta por conta própria. Também não sou particularmente inclinado matematicamente, então alguns quebra-cabeças numéricos passaram completamente despercebidos por mim, mas felizmente eram opcionais.


Mas a sensação de satisfação por resolver um quebra-cabeça particularmente difícil por conta própria é incomparável, comparável a derrotar um chefe dolorosamente difícil em Elden Ring ou completar a seção de plataforma mais difícil em Super Meat Boy. A recompensa é mais quebra-cabeças ou mais fragmentos de sua história peculiar, e eu respeito completamente o compromisso de Lorelei and the Laser Eyes em fazer um jogo de quebra-cabeça extremamente desafiador, sem pedir desculpas por isso. Arrisco dizer que muitos jogadores nem conseguirão terminá-lo, e apesar dos momentos em que pensei que esse seria o meu caso, descobri que voltar a ele após uma pausa ocasional me oferecia uma nova perspectiva ou uma pista anteriormente não encontrada que me dava a motivação necessária para perseverar. Persista, pois vale muito a pena.



Positivo:  

Quebra-cabeças desafiadores e cativantes  

Tom sombrio e misterioso com uma narrativa retorcida  

Estética encantadora em preto e branco  

Desvendar mais e mais camadas é infinitamente satisfatório  

Negativo:  

Nenhum sistema de dicas... de forma alguma  

Voltar manualmente dos menus e quebra-cabeças pode ser irritante  


Poucas experiências levarão você a uma montanha-russa emocional da maneira que Lorelei and the Laser Eyes faz. Como os melhores do gênero de quebra-cabeça, faz você se sentir incrivelmente estúpido em um momento e um gênio incomparável no próximo. Sua narrativa sombria leva você a uma jornada cheia de reviravoltas, enquanto seu gigantesco hotel cheio de enigmas testa sua determinação e poder mental de maneiras emocionantes e únicas. Lorelei and the Laser Eyes é um jogo que vai ficar com você, consolidando a Simogo como uma das desenvolvedoras mais interessantes e fascinantes da indústria. Não perca este. 

Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...