5 Coisas Que Call of Duty Pode Aprender com XDefiant

Danilo Medeiros

 


5 Coisas Que Call of Duty Pode Aprender com XDefiant

Não há como negar: Call of Duty é o rei quando se trata de shooters arcade multiplayer. Mas até mesmo um rei pode aprender uma coisa ou duas, certo? Foi isso que senti depois de jogar XDefiant, o shooter arcade free-to-play recentemente lançado pela Ubisoft. Embora XDefiant tenha sido lançado há apenas uma semana, muitos elementos do jogo parecem familiares; desde a mecânica de tiro (desconsiderando o netcode e a precisão dos tiros), layout dos acessórios das armas e mais. Não é tão surpreendente, dado que o Produtor Executivo do jogo, Mark Rubin, trabalhou na Infinity Ward e na franquia Call of Duty por quase 10 anos. Além disso, um dos designers de gameplay de XDefiant é Patrick "ACHES" Price, um ex-profissional de Call of Duty que se tornou desenvolvedor.

Não estamos dizendo que XDefiant é melhor que Call of Duty, mas o novo shooter da Ubisoft acerta em muitos aspectos que a Activision deveria considerar.

O que Call of Duty Deve Aprender com XDefiant:

1) Comunicação com os Desenvolvedores

Embora a Infinity Ward e até a Treyarch fossem vocais em pedir feedback e tranquilizar os jogadores de que estavam ouvindo, tudo isso mudou uma vez que o jogo foi lançado. Claro, a Sledgehammer Games é um pouco melhor nisso com Modern Warfare 3, mas os desenvolvedores de XDefiant elevaram o nível.

No Twitter, Rubin e até Price têm interagido com os jogadores e, se possível, respondem perguntas e preocupações, mesmo que muitas pessoas sejam rudes (novidade, né?). De atualizações futuras a problemas técnicos, os desenvolvedores tentam interagir com a comunidade o máximo que podem, e isso é louvável.

Esperamos que não parem com isso tão cedo.

2) Sem SBMM

Ah, o temido matchmaking baseado em habilidade (SBMM), que garante que os jogadores ganhem e percam na mesma proporção durante a maior parte do tempo. XDefiant não tem SBMM, e isso é perceptível. Há partidas onde você domina os inimigos, e isso não significa que nos jogos seguintes você enfrentará uma equipe que parece ser profissional. Você pode ter outra partida de domínio, mas também pode ser o contrário. Em resumo: não há um algoritmo de matchmaking que controla artificialmente quem é emparelhado com quem para manter essa "justiça" de 1:1.

3) Equilíbrio das Armas

Embora ainda seja cedo, já é bastante evidente que não há uma arma meta no jogo. Claro, alguns podem dizer que é o ACR, mas mesmo essa não é uma vencedora clara. Basta entrar em uma partida para ver algumas pessoas usando o AK-47, a MP7 SMG, rifles de sniper e afins.

Mesmo em termos de gadgets, as granadas são escolhas viáveis, sem um item sendo o melhor da categoria.

Embora algumas mudanças precisem ser feitas nas habilidades das facções, o jogo está definitivamente mais equilibrado do que se pensava, e a maioria das habilidades são a melhor escolha dependendo do modo de jogo. Pense da seguinte forma: quase todas as habilidades das facções são consideradas OP (overpowered) pelos jogadores, o que significa que não são OP de fato. Novamente, isso não significa que não há necessidade de ajustes de equilíbrio, mas na maior parte, as habilidades das facções são variadas o suficiente para que nenhuma habilidade seja considerada a melhor de todas.

4) Sem Meta de Camping (Sem Portas, Sem Montagem de Armas)

Embora não haja nada de errado com camping (é um estilo de jogo, goste você ou não), realmente não tem lugar nos modos baseados em objetivos de XDefiant. Felizmente, não há portas que ajudem nisso, ao contrário dos últimos jogos de Call of Duty.

Além disso, não há como montar armas, o que dá aos jogadores quase zero de recuo ao custo de não poder se mover.

Claro, ainda pode haver pessoas acampando, mas, no geral, isso não tem sido um problema no jogo até agora, e duvido que alguém sinta falta disso.

5) Sem Inchaço

Embora XDefiant tenha sua cota de problemas ao iniciar e encerrar partidas (um pouco demorado, Ubisoft!), a navegação é fácil desde o momento em que se inicia o jogo até entrar na partida. Embora o jogo tenha um Passe de Batalha, ele não atrapalha a navegação nos menus, ao contrário de Call of Duty, onde constantemente lembram você de que pode obter itens se tiver o Passe de Batalha.

Além disso, em termos de modos, há uma quantidade limitada disponível no jogo que deve ser familiar para qualquer jogador acostumado com shooters multiplayer. XDefiant se beneficia muito de menus e modos bastante diretos e de um retorno clássico para manter o shooter competitivo relativamente livre de inchaços. Você pode acessar facilmente os loadouts, os menus das facções e mais rapidamente, e iniciar o jogo e depois ir para o matchmaking é um processo bastante rápido, o que não podemos dizer para Call of Duty atualmente, já que você tem que navegar pelos menus do Passe de Batalha, Warzone e outras coisas que a Activision empurra para nós.

Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...