Elden Ring - Miyazaki revela segredos e filosofia da Arte na FromSoftware

Danilo Medeiros

 O diretor de "Elden Ring", Hidetaka Miyazaki, revelou em uma entrevista à PC Gamer a sua abordagem pessoal à estética do design de arte, que vem mantendo desde os tempos de "Dark Souls". Segundo Miyazaki, a beleza não pode ser definida apenas pela ausência de fealdade ou pela presença de elementos bonitos, mas sim por algo que ressoe profundamente com os jogadores.




"Elden Ring" é um jogo de RPG de ação desenvolvido pela FromSoftware, lançado em fevereiro de 2022 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. O jogo se destaca por sua vasta mundo aberto e pela jogabilidade desafiadora, herdada de títulos anteriores da desenvolvedora, como a série "Dark Souls".


Em 21 de junho, está previsto o lançamento do DLC "Shadow of the Erdtree", que será o primeiro e último conteúdo adicional para "Elden Ring". A história se passará na terra das sombras e girará em torno do personagem Miquela, o semideus.


Durante a entrevista à PC Gamer, Miyazaki falou sobre sua visão pessoal da beleza, que valoriza elementos como refinamento, elegância e dignidade. Ele também mencionou que não aceita designs que sejam apenas grotescos ou excessivamente sangrentos.


O jornalista da PC Gamer, Fenlon, citou uma entrevista anterior de Miyazaki na edição internacional do livro "DARK SOULS DESIGN WORKS", na qual o diretor falou sobre a importância de elementos como refinamento, elegância e dignidade em seus designs. Além disso, o designer Yasuyuki Oyama contou que, ao criar o design do dragão zumbi (Undead Dragon) para "Dark Souls", Miyazaki pediu que ele se afastasse de elementos nojentos e se concentra-se em expressar a tristeza profunda de uma criatura majestosa em decomposição.


A abordagem de Miyazaki à estética do design de arte tem sido um tópico recorrente na comunidade de jogos da FromSoftware. Durante a entrevista, Fenlon perguntou a Miyazaki se ele sabia que essa abordagem havia se tornado tão conhecida entre os fãs. Miyazaki sorriu e respondeu que sim, mas que suas opiniões são apenas pessoais e não representam a visão de toda a equipe de desenvolvimento.


Em seguida, Miyazaki explicou que, em "Elden Ring", ele também buscou manter essa abordagem à estética do design de arte. Ele disse que, embora a beleza seja subjetiva, acredita que ela não se resume à beleza física ou superficial, mas sim à algo que ressoe profundamente com os jogadores.


Miyazaki também enfatizou que a beleza pode ser realçada por elementos como a decadência e a tragédia. Ele disse que prefere expressar a beleza através de coisas pequenas e sutis em meio à tragédia, em vez de se concentrar apenas na beleza superficial.


Em outra entrevista sobre "Elden Ring", Miyazaki falou sobre o processo de desenvolvimento dos personagens do jogo, baseados no universo criado por George R. R. Martin. Ele disse que gostou de "destruir" personagens humanos e dramáticos, transformando-os em criaturas grotescas. É possível que essa abordagem também seja aplicada no DLC "Shadow of the Erdtree".


"Elden Ring" está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. O DLC "Shadow of the Erdtree" será lançado em 21 de junho, e também haverá uma edição especial do jogo que incluirá o conteúdo adicional.


Na continuação da entrevista, Miyazaki também abordou a questão da dificuldade em "Elden Ring" e na série "Dark Souls". Ele explicou que a intenção da FromSoftware não é criar jogos difíceis apenas para serem difíceis, mas sim oferecer uma experiência gratificante para os jogadores que superam os desafios.


"Nós queremos que os jogadores sintam um senso de realização ao superar os obstáculos. É por isso que nossos jogos são conhecidos por sua dificuldade. Mas não é apenas uma questão de dificuldade. É sobre a sensação de superação e o senso de realização que vem com isso", disse Miyazaki.


Outro ponto abordado na entrevista foi a importância da narrativa em "Elden Ring". Miyazaki explicou que a história do jogo é contada de forma fragmentada, através de itens, diálogos e cenários, e que cabe ao jogador descobrir os segredos do mundo por conta própria.


"Nós queremos que os jogadores sintam que estão descobrindo algo por si mesmos. É por isso que nossa abordagem à narrativa é um pouco diferente da maioria dos jogos. Não há uma história linear, mas sim uma história que se ramifica e se expande conforme o jogador explora o mundo", disse Miyazaki.


Em relação ao DLC "Shadow of the Erdtree", Miyazaki não quis revelar muitos detalhes sobre a história ou os novos conteúdos, mas disse que os jogadores poderão esperar uma experiência ainda mais profunda e gratificante.


"Não posso dizer muito sobre o DLC, mas posso dizer que nós estamos trabalhando duro para criar algo que seja verdadeiramente especial. Queremos oferecer aos jogadores uma experiência ainda mais profunda e gratificante, com novos desafios, novos inimigos e novas histórias para descobrir", disse Miyazaki.


Por fim, Miyazaki falou sobre o futuro da FromSoftware e sobre seus próximos projetos. Ele disse que a empresa está sempre procurando novos desafios e que está aberta a explorar diferentes gêneros e estilos de jogos.


"Nós não queremos nos limitar a um único gênero ou estilo de jogo. Queremos continuar a explorar e a experimentar novas coisas. Isso é o que faz da FromSoftware uma empresa tão emocionante e gratificante para trabalhar", disse Miyazaki.


"Elden Ring" está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. O DLC "Shadow of the Erdtree" será lançado em 21 de junho, e também haverá uma edição especial do jogo que incluirá o conteúdo adicional.


Na terceira e última parte da entrevista, Miyazaki falou sobre a importância da colaboração com outros estúdios e criadores na criação de jogos. Ele disse que a FromSoftware sempre procura trabalhar com pessoas talentosas e criativas, independentemente de onde elas venham ou de qual seja sua experiência anterior.


"Nós acreditamos que a colaboração é a chave para criar jogos verdadeiramente incríveis. É por isso que nós sempre procuramos trabalhar com pessoas talentosas e criativas, independentemente de onde elas venham ou de qual seja sua experiência anterior. Nós acreditamos que a diversidade de ideias e perspectivas é essencial para criar algo verdadeiramente único e especial", disse Miyazaki.


Um exemplo dessa colaboração é a parceria com o escritor George R.R. Martin, autor da série de livros "A Song of Ice and Fire", que serviu de base para a série de TV "Game of Thrones". Martin trabalhou com a FromSoftware na criação do mundo e da história de "Elden Ring".


"Trabalhar com George R.R. Martin foi uma experiência incrível. Ele é um escritor incrível e tem uma imaginação incrível. Nós aprendemos muito com ele e estamos muito orgulhosos do trabalho que fizemos juntos em 'Elden Ring'", disse Miyazaki.


Miyazaki também falou sobre a importância da comunicação com os fãs e da recepção crítica dos jogos da FromSoftware. Ele disse que a empresa sempre ouve as opiniões dos jogadores e procura aprender com elas, mas que também é importante manter a visão criativa e a integridade artística dos jogos.


"Nós sempre ouvimos as opiniões dos jogadores e procuramos aprender com elas. Nós acreditamos que a comunicação com nossos fãs é essencial para criar jogos que eles amem. Mas, ao mesmo tempo, nós também acreditamos na nossa visão criativa e na integridade artística dos nossos jogos. Nós não queremos criar algo que seja apenas uma cópia do que os jogadores querem, mas sim algo que seja verdadeiramente único e especial", disse Miyazaki.


Por fim, Miyazaki falou sobre o futuro da FromSoftware e sobre o que os fãs podem esperar dos próximos jogos da empresa. Ele disse que a FromSoftware continuará a criar jogos desafiadores e gratificantes, com uma narrativa profunda e um design de arte único.


"Nós sempre procuramos criar jogos que sejam desafiadores, gratificantes e memoráveis. Nós acreditamos na importância da narrativa e do design de arte, e nós sempre procuramos empurrar os limites do que é possível fazer em um jogo. Nós estamos muito empolgados com o que o futuro reserva para nós e nossos fãs, e não podemos esperar para mostrar o que estamos criando", disse Miyazaki.


"Elden Ring" está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. O DLC "Shadow of the Erdtree" será lançado em 21 de junho, e também haverá uma edição especial do jogo que incluirá o conteúdo adicional.


Esse é o fim da nossa cobertura sobre a entrevista de Hidetaka Miyazaki à PC Gamer. Agradecemos por acompanhar e esperamos que tenham gostado! Até a próxima.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
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