Estas são as Três semelhanças entre Alan Wake 2 e Longlegs

Danilo Medeiros



Aviso de spoiler A chance de você nunca ter ouvido falar do novo filme de terror Longlegs é bem pequena, considerando a extensa campanha de marketing em torno dele. Se o filme é realmente tão assustador quanto dizem, depende muito do tipo de filme de terror a que você está acostumado. Mas algo que muitos gamers notaram é que Longlegs tem várias semelhanças com um jogo de terror popular do ano passado, que foi até indicado para o GOTY: Alan Wake 2. Quais são essas semelhanças? Vou te contar!


Gerando medo sem sustos exagerados ou gore


A primeira semelhança não está tanto na história ou nos personagens do filme e do jogo, mas na forma como eles querem assustar o público. Há uma diferença clara entre filmes e jogos como Saw e Outlast e The Blair Witch Project e Silent Hill 2. A primeira categoria usa principalmente o fator choque para assustar (e enjoar) o público. A segunda categoria se apoia mais na atmosfera e no poder da sugestão. Longlegs e Alan Wake 2 definitivamente se encaixam nessa segunda categoria. Há sempre uma certa tensão no ar, independentemente de as cenas se passarem à noite ou durante o dia. Durante Longlegs, me peguei examinando cada canto da tela, com a sensação de que algo poderia aparecer a qualquer momento, mas isso raramente acontecia.


Longlegs tem poucas cenas violentas ou sangrentas. Na verdade, só há duas cenas na película inteira que posso dizer que foram bastante chocantes. Isso fez com que essas cenas fossem ainda mais inesperadas e, portanto, mais impactantes. Pessoalmente, acho que filmes com uma boa atmosfera e tensão constante são melhores do que filmes de terror sangrentos que focam no choque e mostram tudo. Por isso, gostei tanto de Longlegs quanto sou fã dos jogos Alan Wake e Silent Hill. Mas posso entender que pessoas que geralmente assistem filmes como Terrifier não acharam Longlegs assustador. É uma questão de gosto, e acho que isso explica as reações mistas ao filme.


Um detetive com um dom paranormal


Além da atmosfera, há outra semelhança que as pessoas notaram no trailer de Longlegs. A história segue uma jovem detetive com uma espécie de dom paranormal na busca por um serial killer que parece impossível de encontrar. A maneira como acompanhamos o personagem principal e gradualmente descobrimos mais sobre ela e seu passado é muito semelhante em Longlegs e Alan Wake 2. Quanto mais a detetive Lee Harker busca Longlegs, mais claro fica que não se trata de assassinatos "normais", mas que há uma ligação com o sobrenatural. Nesse ponto, você também percebe que tanto Alan Wake quanto Longlegs se inspiraram na série Twin Peaks. A atmosfera desconfortável, a mistura com o sobrenatural e os personagens excêntricos são todas semelhanças que observadores atentos notam entre a série de 1990, Alan Wake 2 e Longlegs.


Um serial killer que age de forma misteriosa


Por fim, a maneira como o assassino em Longlegs e Alan Wake 2 age é semelhante em alguns aspectos. O assassino não é exatamente um assassino direto. Ele faz com que outros façam o trabalho sujo por ele. Em Longlegs, o assassino usa bonecos literalmente diabólicos que são cópias do filho de uma família. Esses bonecos fazem com que o pai da família fique cada vez mais louco e homicida, até o ponto de matar sua família de maneira horrível e, em seguida, tirar a própria vida. Isso, obviamente, torna o caso um grande mistério para o FBI, já que nunca há vestígios do assassino nas casas das vítimas.


Objetos desse tipo também desempenham um grande papel nos jogos da Remedy. Em Control, Jesse Faden supervisiona o Federal Bureau of Control, que investiga objetos como os bonecos de Longlegs, chamados Objects of Power. Sua sede, The Oldest House, está cheia de itens cotidianos que de alguma forma possuem um poder destrutivo. Em Alan Wake 2, vemos isso claramente com o Magic Clicker.


Se você é um grande fã dos jogos Alan Wake e também gosta de filmes de terror, Longlegs é uma recomendação certeira. Prefere ver muito sangue e membros voando? Então é provável que ache o filme um pouco fraco. Mas não deixe isso te impedir de assisti-lo, pois, pessoalmente, acho que é uma adição forte ao gênero de terror!


Sobre a autora


Você quase não acreditaria, mas Eilish tem uma paixão por tudo que deixa as pessoas comuns aterrorizadas. Sua pilha de cobertores é altíssima e, quando o sol se põe, ela se enrola em seu casulo para mergulhar em vários pesadelos. Mas não se engane, Eilish está sempre afiada. Ela separa o joio do trigo e traz as últimas notícias na lata.

Danilo Medeiros
Formado em R.H e cursando Pós em gestão estratégica de pessoas, atual Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários
Conteúdo
Trending this week

Link Loading...

Trending this month

Link Loading...