Você provavelmente conhece a cartunista Alison Bechdel por Fun Home (o livro ou o musical) ou pelo “Teste de Bechdel” para a representação de mulheres na ficção. Mas, a menos que você seja ou tenha sido uma lésbica de certa idade, talvez não se lembre de sua tirinha Dykes To Watch Out For, que foi publicada aproximadamente de 1983 a 2008. Eu fiquei obcecado pela tirinha desde que era um adolescente queer e solitário, devorando suas coletâneas na livraria antes que alguém me visse. E desde então, sempre fui fascinado por sua representação da comida e consumido pelo desejo de recriá-la.
A Vida Cotidiana e a Política Alimentar em uma Tirinha Icônica
Dykes To Watch Out For segue um grupo de amigos e amantes queer navegando por um mundo de políticas e relacionamentos em mudança, tentando manter-se fiéis aos seus valores enquanto sobrevivem e buscam felicidade. Sua “estrela”, se é que se pode dizer que há uma, é Mo, uma lésbica de esquerda e neurótica que luta para encontrar um amor, manter um emprego e não afastar todos ao seu redor com sua moralidade estridente e tendência a reclamar. O elenco regular inclui sua amiga sexo-positiva Lois, o casal de longa data Toni e Clarice, e as companheiras de casa de Lois, Sparrow e Ginger. Ao longo dos anos, entram em cena outros personagens, como o amante cisgênero de Sparrow, Stuart, a namorada de Ginger, Samia, a namorada de Lois, Jasmine e sua filha trans Janis, a ex de Mo, Harriet, e sua atual parceira Sydney. Eles vivem em uma cidade progressista não nomeada dos EUA, quase inteiramente povoada por pessoas queer, repleta de uma cooperativa, uma livraria feminista e um mecânico gay.
O Papel Central da Comida na Narrativa Queer
A comida desempenha um papel notável nessa vida diária. Isso ocorre por dois motivos: primeiro, como uma história em quadrinhos sobre um grupo de pessoas excessivamente envolvidas na vida umas das outras, os personagens frequentemente se reúnem para jantares, churrascos e paradas em viagens. Eles comem nas casas uns dos outros, fofocam durante refeições no Café Topaz ou no restaurante de ocasiões especiais La Lentille D’Or, e experimentam cultivar sua própria comida. A comida também está sempre presente porque é uma história em quadrinhos queer, e a comida é super queer. Do potluck ao restaurante feminista, passando pela obsessão da contracultura com a alimentação saudável, pessoas queer progressistas há muito se concentram na origem dos alimentos, no que eles significam para nossos corpos e para o planeta, e em como vivemos nossos valores através deles. Como tal, grande parte da comida em Dykes To Watch Out For é vegetariana. E, sendo uma tirinha essencialmente cômica, essa comida é frequentemente extravagante: combinações nojentas ou complicadas, referências a teorias alimentares antigas ou simplesmente aquele tipo de comida sem graça e performática que você esperaria que pessoas queer excessivamente sérias comessem.
Bloodroot: A Conexão Pessoal com a Sátira Alimentar
Minha obsessão pela comida da tirinha começou com uma piada no livro New Improved Dykes To Watch Out For, de 1990, onde Lois se oferece para cozinhar para suas companheiras de casa um “bardana com creme e torta de nabo”. O que chamou minha atenção não foi apenas a receita absurda, mas o livro de receitas que ela está lendo, chamado The Politically Correct Palate. Esta é uma sátira de The Political Palate, um livro de receitas de 1981 do Coletivo Bloodroot, um grupo de mulheres que administrou o restaurante feminista vegetariano Bloodroot em Bridgeport, Connecticut, de 1977 até seu fechamento em 2025, após a morte da cofundadora Selma Miriam, aos 89 anos.
Um Refúgio Queer e uma Lição de Trabalho
Eu trabalhei no Bloodroot no final dos anos 90, quando era um adolescente crescendo na cidade vizinha. Descobrir o Bloodroot foi uma dádiva: um restaurante inteiro cheio de comida que eu podia comer – com opções reais no cardápio! – e uma equipe abertamente lésbica. Foi a primeira vez que pude estar regularmente perto de outras pessoas queer pessoalmente. O Bloodroot é onde desenvolvi a ética de trabalho de que mais me orgulho: um amor pelo esforço e pela colaboração, como ser confiável e consistente, como encontrar satisfação em ser uma das pessoas que, nas palavras de um poema de Marge Piercy que pendia na parede, “se joga no trabalho de cabeça/ sem se demorar nas águas rasas/ e nada com braçadas firmes quase fora da vista”. Minhas colegas estavam ansiosas para me apresentar toda a cultura que eu não podia acessar, emprestando-me livros da livraria do restaurante e explicando as mulheres nas fotografias que alinhavam as paredes.
Evolução Pessoal e um Reencontro Complexo
Minha relação com o Bloodroot mudou quando fui para Nova York para a faculdade, onde conheci novos tipos de pessoas queer. Quando me assumi trans em 2002, já havia crescido além da ideia do essencialismo de gênero. Voltei ao Bloodroot uma vez, já bem adiantado na minha transição, assumindo que ninguém me reconheceria depois de vários anos em hormonização. Enquanto eu fazia meu pedido, Selma olhou para mim de seu assento atrás do caixa e disse: “Nós conhecemos você…”. Não conversamos sobre isso quando vieram conversar à minha mesa, e ninguém foi rude, mas foi difícil sentar na interseção das minhas duas vidas. Nunca mais voltei, em parte por razões da vida comum, mas também porque aquele espaço tinha um papel tão complicado na minha vida.
O Projeto: Recriando as Receitas de Piada nos Dias de Hoje
Após anos de fascínio, finalmente me dediquei a cozinhar algumas das receitas absurdas da tirinha, recriadas da melhor forma possível a partir das informações fornecidas. Sozinho na minha cozinha, não foi como nos velhos tempos, mas foi bom fazer comida explicitamente queer de um período seminal da minha vida, mesmo que a maioria dela nunca tenha sido feita para existir. Aqui está o que fiz, em ordem cronológica.
Vegetarian Meatloaf com Batatas Fritas no Vapor (1990)
Esta receita aparece no cardápio de giz do Café Topaz. Fazer o ‘meatloaf’ vegetariano foi quase uma trapaça, pois já tenho uma receita vegana que faço regularmente. Por ser uma receita legítima, ficou ótimo. Já as batatas fritas no vapor foram outra história. Fatiar batatas e cozinhá-las no vapor por 10 minutos resultou em… batatas cozidas no vapor fatiadas. Jogadas com azeite e sal, ficaram razoáveis, mas não algo que repetiria.
Succotash de Soja Agridoce (1992)
Mo come isso no Café Topaz. Bechdel obviamente inventou esta receita pela aliteração, uma piada que eu, também amante de aliteração, posso apreciar. Fiz um succotash com milho, pimentão vermelho, cebola e soja congelada, e despejei molho agridoce comprado pronto. Esperava que fosse nojento, mas na verdade não foi tão ruim. O molho combinou bem com a doçura do milho. Não faria de novo, mas foi um bom lembrete para fazer mais succotash.
Tártaro de Tempeh com Aipo no Vapor (1992)
Lois considera pedir isso no Café Topaz. Fiquei chocado ao encontrar uma receita real para isso online. Apesar de tudo estar contra esta receita – meu desgosto por aipo, a estranheza do conceito –, foi incrivelmente deliciosa. O tempeh, misturado com vinagre, mostarda e meia maçã ácida, ficou picante e satisfatório. Cozinhar o aipo no vapor o deixou macio, mas ainda um pouco crocante, criando um ótimo contraste. Esta é a única receita que lamento não ter podido compartilhar com amigos.
Clusters de Alfarroba e Milhete (1993)
Mo pede um desses em um chá de bebê. A alfarroba, hoje praticamente esquecida, foi um desafio para encontrar. Assumi que um “cluster” seria algo como um treat de arroz, então tentei estourar milhete como pipoca e cobri-lo com alfarroba derretida. Após uma manhã queimando panelas de milhete, desisti e comprei cereal de milhete estufado. Derreter alfarroba foi outro desafio; ela vira uma massa grumosa. Acabei amolecendo-a com manteiga, misturei com o milhete e formei bolinhas. A alfarroba fica crepitante quando solidifica e é excessivamente doce de um jeito que o chocolate não é. Mas o sabor terroso do milhete a compensou um pouco. É a única receita que compartilhei com amigos, que disseram não ser tão ruim.
Vermicelli com Talos de Acelga (1997)
Mo come isso em um de seus primeiros encontros com Sydney. Usei linguine fini no lugar do vermicelli, que não encontrei. Salteei os talos de acelga e usei as folhas para fazer um pesto vegano, adicionando feijão branco para dar corpo. Esta foi a primeira receita que fiz para o projeto e, como o ‘meatloaf’, acabou sendo algo que eu poderia realmente comer. Foi fácil, econômica e não me deixou com um monte de ingredientes sobrando. Faria de novo, mas com um macarrão mais grosso.
Osso Buco de Proteína Vegetal Texturizada (2000)
Este foi o maior desafio. Nunca comi osso buco e não sabia ao certo o que era. O requisito de usar Proteína Vegetal Texturizada (TVP) era particularmente absurdo, pois não é um bom substituto para um pedaço de carne. Após muita pesquisa, encontrei fatias de TVP em uma loja vegana no Chinatown. Rehidratei-as, marinaras com pasta de tomate, açúcar mascavo e molho de soja, e as selei numa frigideira. Para imitar a aparência de um osso, entalhei pastinagas e as enfiei através de uma pilha de fatias de TVP. O molho do osso buco, feito com tomate e vinho branco sem álcool (que, surpreendentemente, estava delicioso), ficou muito tomate. Servi com polenta. A receita “funcionou” em termos de esforço e conceito, mas não foi algo que eu realmente gostei. Faria para uma ocasião especial se alguém realmente quisesse, mas usaria seitan e seria mais cuidadoso com o tomate.
Recriar essas receitas foi mais do que um experimento culinário excêntrico. Foi uma viagem no tempo, um reencontro com uma cultura queer específica e uma reflexão sobre como a comida pode ser um veículo poderoso para identidade, comunidade e, sim, humor. As receitas, em sua maioria ridículas, encapsulam um certo momento da vida lésbica e vegetariana dos anos 80 e 90 – um momento de experimentação política e pessoal, às vezes levada ao extremo do absurdo. Cozinhá-las hoje, décadas depois, é um testemunho da permanência dessas histórias e da complexidade afetiva que elas carregam. A comida pode ser uma piada interna, um símbolo de resistência ou uma lembrança amarga, mas acima de tudo, ela nos conecta às narrativas que nos formaram, mesmo quando rimos delas – e de nós mesmos.

